Marrion, em 2024, apoia Evandro Leitão
Marrion, em 2024, apoia Evandro LeitãoDR

Cadela troca de candidato de uma eleição para outra em Fortaleza

Marrion, uma Lulu da Pomerânia, foi a mascote da campanha de José Sarto à prefeitura de Fortaleza em 2020. E ganhou. Como, entretanto, o político se separou, o animal passou a apoiar um rival. E já está na segunda volta
Publicado a
Atualizado a

Num concorrido evento da campanha eleitoral para a prefeitura de Fortaleza no final de setembro estavam reunidos Evandro Leitão, candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula da Silva, a candidata a primeira-dama da capital do Ceará, a candidata a vice-prefeita, a secretária de proteção social do estado e mais um grupo de autoridades relevantes e de caras mediáticas da sociedade fortalezense. No entanto, o significado político da presença de todos aqueles seres humanos passou para segundo plano mal chegou a cadela Marrion.

“Marrion em 2020 apoiava José Sarto”
DR

Marrion, da raça Lulu da Pomerânia, cujo nome homenageia a atriz francesa Marion Cotillard, mas com um “r” a mais para não deixar esquecer a pronúncia correta, entrou de rompante na política de Fortaleza em 2020. Na ocasião, José Sarto, o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), levou Marrion para um conjunto de iniciativas de campanha e, numa altura em que toda a gente era obrigada a usar máscara por causa da pandemia de covid-19, a alegria da cadelinha, de focinho à mostra, roubou a cena.

Tornou-se, por isso, uma mascote de Sarto e ainda por cima “pé quente” porque o candidato de centro-esquerda, que era apoiado tanto pelo PT de Lula como pelos irmãos Gomes, o habitual candidato presidencial Ciro e o ex-governador cearense Cid, bateu, por 51,6% a 48,3%, o Capitão Wagner, candidato escolhido pelo então presidente Jair Bolsonaro, numa disputadíssima segunda volta.

Durante o mandato, porém, o prefeito Sarto separou-se, em 2021, de Natália Herculano, sua mulher por 14 anos. E a tutela de Marrion é dela, de Natália, e não dele, Sarto.

Por isso, ganhou tanto significado político a chegada de Marrion àquele evento com Evandro Leitão, um dos principais rivais de Sarto. “A anterior gestão não cumpriu nenhuma das promessas feitas em 2020, por isso, Marrion assume um compromisso com a gestão que pode fazer tudo isso”, disse Natália, falando em nome da Lulu da Pomerânia.

“A causa animal será também prioridade de nosso governo”, acrescentou Leitão, mencionando a ampliação da Clínica Jacó, que passaria a funcionar 24 horas, a criação do Pet Móvel de Fortaleza e a abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento Anima. “A Marrion soube escolher bem o seu representante e estou muito feliz com isso, agradeço a ela e à Nátalia Herculano por acreditarem no nosso projeto, a causa animal será uma prioridade”, disse o candidato do partido de Lula, que conta com o apoio de Cid Gomes – Ciro rompeu com o irmão e manteve-se ao lado de Sarto.

 No domingo, os resultados: com 34,3% dos votos, Leitão passou à segunda volta, onde defrontará o bolsonarista André Fernandes, do Partido Liberal (PL), que somou 40,3%. Sarto, por sua vez, perdeu a possibilidade de reeleição ao ter a preferência de meros 11,76% dos fortalezenses. Por outras palavras, Marrion ainda está na corrida até dia 27 e o ex-dono, não.  

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt