Bola de fogo sobrevoa Catalunha. Míssil balístico ou satélite a reentrar na atmosfera?
DR

Bola de fogo sobrevoa Catalunha. Míssil balístico ou satélite a reentrar na atmosfera?

A Rede de Investigação de Bolas de Fogo e Meteoritos detetou a passagem da bola de fogo e está a investigar a sua origem.
Publicado a
Atualizado a

Uma bola de fogo originada por um objeto artificial atravessou na noite de quinta-feira os céus de Espanha. Vinda da direção de França, sobrevoou Girona, Barcelona, o Mar das Baleares e terminou a viagem no sul da comunidade valenciana, informou a Rede de Investigação de Bolas de Fogo e Meteoritos (SPMN) do Instituto de Ciências do Espaço do Conselho Superior de Investigações Ciêntificas.

A bola foi avistada às 22h59 locais (menos uma hora em Lisboa) e o organismo está a investigar a sua origem. Neste momento, coloca duas hipóteses: ou se tratou de um míssil balístico ou de um satélite a reentrar na atmosfera. No entanto, a SPMN está mais inclinada para a tese de que terá sido um míssil.

Nas suas publicações no X, antigo Twitter, o organismo refere-se ao caso como "preocupante".

A trajeória do bola de fogo, denominada SPMN290324ART, foi registada por muitos aficionados de astrologia.

O governo espanhol foi informado do sucedido, mas há quem questione se Espanha não deveria ter sido alertada. "Surpreende-nos que este voo não tenha sido anunciado porque tem uma trajetória de norte para sul. Estamos à espera de ver que justificações dão", disse o astrofísico valenciano Josep Maria Trigo, investigador do Institut de Ciències de l’Espai do CSIC.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt