Biden destaca "caráter" de Jimmy Carter. Presidente cessante, Trump, Obama, Bush e Clinton juntos no funeral
SAMUEL CORUM / POOL

Biden destaca "caráter" de Jimmy Carter. Presidente cessante, Trump, Obama, Bush e Clinton juntos no funeral

Joe Biden destacou "caráter" do antigo presidente durante o elogio fúnebre. Marcelo Rebelo de Sousa representou Portugal.
Publicado a
Atualizado a

Todos os cinco presidentes dos Estados Unidos vivos, o cessante Joe Biden, o seu antecessor e sucessor Donald Trump e ainda Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, assim como as respetivas mulheres (à exceção de Michelle Obama), estiveram bastante próximos durante as cerimónias fúnebres do também antigo líder da Casa Branca, Jimmy Carter, que morreu a 29 dezembro, aos 100 anos.

Nas mesmas duas filas da cerimónia que decorreu na Catedral Nacional, em Washington D.C., também esteve a vice-presidente e candidata derrotada nas eleições do ano passado, Kamala Harris, assim como o antigo vice-presidente de Trump, Mike Pence.

No funeral de Carter também marcaram presença antigos dirigentes dos Estados Unidos, o secretário geral da ONU, António Guterres, e também representantes de outros países, com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa ficaram perto um do outro
António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa ficaram perto um do outroSAMUEL CORUM / POOL

Coube a Joe Biden fazer o elogio fúnebre de Carter, tendo começado por recordar a visita que fez ao antigo presidente e à mulher, Rosalynn, pouco depois de ter tomado passe, destacando aquele que acredita ter sido o principal atributo de Carter: “caráter, caráter, caráter”. “O carácter, creio eu, é o destino. Destino nas nossas vidas e, muito francamente, destino na vida da nação. É a acumulação de um milhão de coisas construídas sobre o carácter que conduz a uma vida boa num país decente”, afirmou o presidente cessante.

“A amizade de Jimmy Carter ensinou-me que a força de caráter é mais do que um título ou o poder que detemos. É a força de compreender que toda a gente deve ser tratada com dignidade e respeito, que toda a gente, e quero dizer toda a gente, merece uma oportunidade igual”, prosseguiu.

Joe Biden destacou o caráter de Jimmy Carter
Joe Biden destacou o caráter de Jimmy CarterHAIYUN JIANG/ POOL

As homenagens a Jimmy Carter começaram no sábado na sua cidade natal, Plains (estado da Geórgia), e na terça-feira o seu corpo foi transferido para Washington a partir de uma capela funerária instalada no Centro Presidencial Carter, em Atlanta.

À chegada à capital norte-americana, o caixão de Carter foi transportado em procissão até às escadarias do Capitólio e foi instalado na emblemática Rotunda, onde aguardavam a vice-presidente do país, Kamala Harris, e o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson.

O corpo de Carter voltará ainda a Plains, onde decorrerá um segundo funeral e o enterro, numa cerimónia privada.

Obama e Trump bem-dispostos
Obama e Trump bem-dispostosRICKY CARIOTI / POOL

A morte do antigo presidente dos Estados Unidos, a 29 de dezembro, foi anunciada pelo seu filho primogénito, James E. "Chip" Carter III, através de um comunicado divulgado pelo Carter Center.

Eleito para a Casa Branca em 1976, vencendo o então Presidente Gerald Ford por uma margem de votos tangencial e num país ainda marcado pelo escândalo "Watergate", que forçou Richard Nixon a demitir-se, Carter assumiu o cargo de 39.º Presidente dos Estados Unidos em janeiro de 1977, que manteve apenas por quatro anos, perdendo para Ronald Reagan as eleições de 1981.

Jack Carter, filho de Jimmy Carter, e a mulher Liz
Jack Carter, filho de Jimmy Carter, e a mulher LizRICKY CARIOTI / POOL

O político democrata, que votou nas últimas eleições presidenciais norte-americanas, realizadas em 5 de novembro, tinha sido submetido a tratamentos para tentar travar uma forma agressiva de melanoma, que se metastizou ao fígado e cérebro.

Retirado da vida pública há anos, Jimmy Carter encontrava-se sob cuidados paliativos na sua casa em Plains, estado da Georgia, desde fevereiro de 2023. A última aparição pública aconteceu em novembro de 2023, durante o funeral da mulher, Rosalynn.

Marcelo destaca caráter bipartidário de homenagem "muito justa"

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o caráter bipartidário da "homenagem muito justa" que foi feita ao antigo chefe de Estado norte-americano Jimmy Carter durante um funeral de Estado em Washington.

"Foi uma homenagem muito justa ao Presidente Carter. Foi um homem de princípios, de valores, ético. Um homem que construiu a paz, um homem que após ter deixado de ser Presidente dedicou décadas a trabalhar em instituições sociais e ganhou o Nobel da Paz", destacou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas portugueses na capital norte-americana, após ter representado Portugal no funeral de Jimmy Carter.

O Presidente da República enalteceu ainda o "caráter bipartidário" do tributo ao antigo líder norte-americano, falecido em 29 de dezembro aos 100 anos, frisando que durante a cerimónia "falaram democratas, mas também muitos republicanos, mostrando como há uma tradição de diálogo entre os dois grandes partidos" dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt