Avião da Tibet Airlines em chamas depois de sair da pista no sudoeste da China
Uma anomalia fez abortar a descolagem do avião, cujo motor se incendiou. Passageiros e tripulação foram retirados em segurança, mas registaram-se alguns feridos ligeiros.
Um avião da companhia chinesa Tibet Airlines saiu esta quinta-feira da pista no aeroporto internacional de Chongqing, sudoeste da China, e incendiou-se, anunciou a televisão estatal CCTV.
Relacionados
36 pessoas ficaram feridas depois que um Airbus A319-100 (B-6425) da Tibet Airlines pegou fogo após abortar a decolagem no aeroporto Chongqing-Jiangbei (CKG), na China, ontem à noite.
A aeronave faria um voo doméstico com 122 pessoas a bordo. pic.twitter.com/YLIGx7swlE
O avião preparava-se para iniciar a ligação doméstica Chongqing-Lassa, capital da província chinesa do Tibete (sudoeste), indicou a cadeia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
De acordo com um comunicado do aeroporto, cerca de 40 pessoas ficaram com ferimentos ligeiros, tendo sido transportados para o hospital. No entanto, todos os 113 passageiros e os oito tripulantes acabaram por deixar o avião em segurança, embora a administração de Aviação Civil da China (CAAC) tenha dito que 36 pessoas sofreram contusões e entorses durante a evacuação.
"Segundo a tripulação, o avião sofreu uma anomalia durante a decolagem, que foi abortada de acordo os procedimentos", disse a CAAC, revelando que o aparelho "derrapou na pista", fazendo com que o motor tenha "raspado no chão e pegado fogo", que depois foi extinto.
A aeronave é um Airbus A319 que estava ao serviço da Tibet Airlines há nove anos e meio.
#BREAKING A #Tibet Airlines flight from #Chongqing to #Lhasa ran off the runway, spitting fire and spewing black smoke at Chongqing Jiangbei International Airport. pic.twitter.com/zEScEdMWzq
Este incidente ocorreu menos de dois meses depois de um avião da China Eastern Airlines, com 132 pessoas a bordo, ter caído nas montanhas da região de Guangxi, no sul da China. As autoridades ainda estão a investigar as causas desse acidente que não teve sobreviventes.