O momento da detenção do suspeito.
O momento da detenção do suspeito.X

Ataque a judeus no Colorado faz vários feridos. Diretor do FBI fala em "ato de terror direcionado"

Homem atira cocktails Molotov contra marcha em favor de Israel no Colorado. Pessoas ficaram em chamas. Polícia local diz que "é cedo saber as motivações".
Publicado a
Atualizado a

Um ataque que feriu este domingo várias pessoas em Boulder, Colorado, foi já descrito pelo diretor do FBI, Kash Patel, como um "ato de terror direcionado", apesar de o chefe da polícia de Boulder, Stephen Redfearn, ter afirmado ser "muito cedo para especular sobre a motivação".

O incidente ocorreu perto de uma caminhada para recordar os reféns israelitas ainda detidos em Gaza. Numa "bela tarde de domingo em Pearl Street, no centro de Boulder", como descreveu Redfearn, citado pela Reuters, as autoridades foram alertadas por chamadas de alguém que estaria a "pegar fogo a pessoas" - atirando-lhes cocktails Molotov.

O chefe da polícia de Boulder afirmou que alguns dos ferimentos das vítimas eram "consistentes com queimaduras" e que a gravidade variava "de muito sérias a mais ligeiras".

O suspeito foi detido e transportado para o hospital, mas a sua identidade não foi revelada.

O ataque acontece num período de tensões elevadas nos Estados Unidos relacionadas com a guerra em Gaza, que tem provocado um aumento de crimes de ódio antissemitas. O incidente segue-se à detenção de um homem de Chicago pelo tiroteio fatal de dois funcionários da embaixada israelita em Washington, D.C..

O governador do Colorado, Jared Polis, afirmou nas redes sociais que estava a monitorizar de perto a situação, acrescentando que "atos de ódio de qualquer tipo são inaceitáveis".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt