Ataque à bomba contra festival de música causa três mortos e 48 feridos na Tailândia
DR

Ataque à bomba contra festival de música causa três mortos e 48 feridos na Tailândia

As autoridades locais acreditam que este incidente se deveu a uma luta e grupos rivais. Cinco dos feridos estão em estado grave.
Publicado a
Atualizado a

Pelo menos três pessoas morreram e 48 ficaram feridas, cinco delas com gravidade, devido a um ataque com uma bomba lançada num festival de danças tradicionais da Tailândia, no noroeste da daquele país asiático.

De acordo com as autoridades de emergência, duas pessoas morreram no local, enquanto outra morreu no hospital, para onde foram levados os feridos, incluindo um menor de 14 anos. A polícia disse que pelo menos 48 pessoas ficaram feridas.

O engenho explosivo foi lançado, pouco antes da meia-noite de sexta-feira (17:00 em Lisboa), contra uma multidão durante uma atuação ao ar livre num festival anual na cidade de Umphang, disse a Associação dos Grupos de Resgate de Umphang.

O festival Amazing Land Doi Loi é organizado pela Cruz Vermelha na província de Tak, que faz fronteira com Myanmar (antiga Birmânia).

A polícia deteve dois jovens que acredita estarem ligado ao ataque, referiu a televisão estatal PBS, sendo que um deles será um jovem de 18 anos natural de Myanmar. 

De acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa, a polícia local disse que tinha havido uma luta entre grupos rivais antes da explosão, pelo que poderá tratar-se de uma consequência desse conflito.

Thanathip Sawangsang disse à Associated Press que as provas forenses mostraram que o dispositivo explosivo era uma bomba artesanal.

A província de Tak tem uma forte presença militar nas zonas fronteiriças, incluindo em Umphang.

A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra expressou as condolências às vítimas e aos familiares e ordenou ao pessoal de segurança e às autoridades da região que investigassem e ajudassem os afetados, disse o porta-voz do governo, Jirayu Houngsap.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt