Erupção ocorreu na península de Reykjanes
Erupção ocorreu na península de ReykjanesProteção Civil Islandesa

As imagens impressionantes do vulcão da Islândia que entrou em erupção pela sétima vez em 2024

A atividade vulcânica é próxima da cratera de Sundhnúksgígar, localizada na península de Reykjanes, a cerca de 50 quilómetros da capital Reykyavik.
Publicado a
Atualizado a

Um vulcão localizado na península de Reykjanes, na Islândia, a cerca de 50 quilómetros de distância de Reykjavik, capital do país, entrou em erupção pela sétima vez no ano. Esta já é a décima erupção naquela península desde janeiro de 2020.

A erupção começou pouco antes da madrugada de quinta-feira (21), quando uma fissura de aproximadamente três quilómetros de largura formou-se no vulcão. De acordo com fontes locais a fissura, ocorrida nas proximidades da cratera Sundhnúksgígar, não alargou nas primeiras horas de quinta-feira.

Hotéis nas proximidades das famosas águas termais da Lagoa Azul e uma central geotérmica tiveram que ser evacuadas nos últimos dias. O tráfego áereo está a funcionar normalmente para vôos que chegam e partem da Islândia, razão pela qual têm surgido nas redes sociais imagens impressionantes da erupção. 

De acordo com o site oficial de turismo da Islândia, visiteiceland.com, a fissura provocada por esta erupção foi siginicativamente menor que a anterior na mesma área, ocorrida em 22 de agosto. Naquela oportunidade, o vulcão teve uma fissura de cerca de quatro quilómetros.

País com pouco mais de 400.000 habitantes, a Islândia convive com intensa atividade geológica devido à localização entre duas placas tectónicas, a Norte-Americana e a Eurasiática. Neste século, o caso mais famoso foi o do vulcão de nome quase impronunciável Eyjafjallajokull que, após entrar em erupção em 2010, paralisou o tráfego áreo de diversos países da Europa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt