Donald Trump criou a Truth Social depois de ter sido suspenso no X, no final do primeiro mandato.
Donald Trump criou a Truth Social depois de ter sido suspenso no X, no final do primeiro mandato.EPA/REMKO DE WAAL

As 12 “verdades” de Trump na Truth Social nos 12 dias de guerra entre Israel e Irão

A rede social do presidente norte-americano foi essencial para seguir o conflito no Médio Oriente, já que foi onde anunciou em primeira mão o ataque ao Irão e o acordo de cessar-fogo.
Publicado a
Atualizado a

Às primeiras horas do dia 13 de junho, Israel lançou a sua operação “Rising Lion” que tinha como objetivo destruir a capacidade do Irão de desenvolver uma arma nuclear. Os bombardeamentos começaram dois dias antes do que devia ter sido a sexta ronda de negociações entre Washington e Teerão sobre o programa nuclear.

Na Truth Social, a rede social que criou no final do primeiro mandato depois de ter sido suspenso no Twitter (atual X), o presidente passou de defender o acordo a juntar-se ao ataque israelita e a anunciar o cessar-fogo. Tudo em 12 dias.

13 de junho

“Há dois meses, dei ao Irão um ultimato de 60 dias para ‘fechar um acordo’. Eles deveriam ter feito isso! Hoje é o 61º dia. Eu disse-lhes o que fazer, mas eles simplesmente não conseguiram. Agora, talvez, tenham uma segunda oportunidade!”

14 de junho

"O Presidente [russo Vladimir] Putin telefonou esta manhã para me desejar um feliz aniversário, mas, mais importante, para falar sobre o Irão, um país que ele conhece muito bem. Conversámos longamente. Muito menos tempo foi dedicado a falar sobre a Rússia/Ucrânia, mas isso ficará para a próxima semana. Está a realizar as trocas de prisioneiros planeadas – um grande número de prisioneiros está a ser trocado, imediatamente, de ambos os lados. A chamada durou aproximadamente 1 hora. Ele acredita, tal como eu, que esta guerra entre Israel e o Irão tem de acabar, e, como expliquei, a sua guerra também tem de acabar.”

15 de junho

“Os EUA não tiveram nada a ver com o ataque ao Irão esta noite. Se formos atacados de qualquer forma pelo Irão, toda a força e poder das Forças Armadas dos EUA recairão sobre vós a níveis nunca antes vistos. No entanto, podemos facilmente fechar um acordo entre o Irão e Israel e pôr fim a este sangrento conflito!!!”

16 de junho

“O Irão deveria ter assinado o ‘acordo’ que eu disse para assinarem. Que vergonha, e desperdício de vidas humanas. Em poucas palavras: O IRÃO NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR. Eu já o disse várias vezes! Toda a gente deveria evacuar Teerão imediatamente!”

17 de junho

“Em busca de publicidade, o presidente francês Emmanuel Macron disse erradamente que eu saí da Cimeira do G7, no Canadá, para regressar a Washington, D.C., a fim de trabalhar num ‘cessar-fogo’ entre Israel e o Irão. Errado! Não faz ideia de por que razão estou a caminho de Washington, mas certamente não tem nada a ver com um cessar-fogo. Muito maior do que isso. Seja de propósito ou não, o Emmanuel engana-se sempre. Fiquem atentos!”


“Sabemos exatamente onde está escondido o chamado "Líder Supremo". Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não o vamos tirar (matá-lo!), pelo menos não por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. A nossa paciência está a esgotar-se. Obrigado pela vossa atenção para este assunto!

18 de junho

Depois de múltiplas mensagens na véspera, que culminaram num “RENDIÇÃO INCONDICIONAL!”, Trump não faz qualquer referência à guerra na sua rede social 

19 de junho

O silêncio mantém-se, com o presidente norte-americano limitando-se a denunciar as fake news e a negar um artigo do The Wall Street Journal, segundo o qual já teria dado a luz verde a um ataque ao Irão, mas que estava a aguardar para ver se o Irão aceitava um acordo. A Casa Branca diz que Trump vai decidir “nas próximas duas semanas”. 

20 de junho

Pelo terceiro dia consecutivo, a guerra não está entre as “verdades” que Trump partilha na sua rede social.

21 de junho

O silêncio mantém-se, mesmo se o presidente regressa à Casa Branca a um sábado para uma reunião do seu Conselho de Segurança (é normal passar os fins-de-semana longe de Washington) e nem sequer fala aos jornalistas à chegada, como é habitual. 

22 de junho

“Concluímos o nosso ataque bem-sucedido às três instalações nucleares no Irão, incluindo Fordo, Natanz e Isfahan. Todos os aviões estão agora fora do espaço aéreo iraniano. Uma carga completa de BOMBAS foi lançada na instalação principal, Fordo. Todos os aviões estão em segurança a caminho de casa. Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que o pudesse ter feito. AGORA É A HORA DA PAZ! Obrigado pela vossa atenção para este assunto.”

“QUALQUER RETALIAÇÃO DO IRÃO CONTRA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SERÁ RESPONDIDA COM UMA FORÇA MUITO MAIOR DO QUE A QUE FOI TESTEMUNHADA ESTA NOITE. OBRIGADO! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS”

“Não é politicamente correto utilizar o termo "mudança de regime", mas se o atual regime iraniano não é capaz de Tornar o Irão Grande de Novo, porque não haveria uma mudança de regime??? MIGA!!!”

23 de junho

“O Irão respondeu oficialmente à nossa Obliteração das suas instalações nucleares com uma resposta muito fraca, que esperávamos e que travámos com muita eficácia. Foram disparados 14 mísseis — 13 foram abatidos e 1 foi 'libertado' porque ia numa direção não ameaçadora. Tenho o prazer de informar que NENHUM americano foi ferido e quase nenhum dano foi causado. Mais importante ainda, tiraram tudo ‘sistema’ e, com sorte, não haverá mais ÓDIO. Quero agradecer ao Irão por nos ter avisado com antecedência, o que possibilitou que nenhuma vida se perdesse e que ninguém ficasse ferido. Talvez o Irão possa agora prosseguir para a Paz e a Harmonia na Região, e eu vou com entusiasmo encorajar Israel a fazer o mesmo. Obrigado pela vossa atenção para este assunto!"

DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

24 de junho

“PARABÉNS A TODOS! Foi plenamente acordado entre Israel e o Irão que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (daqui a aproximadamente 6 horas, quando Israel e o Irão tiverem acalmado e concluído as suas missões finais em curso!), durante 12 horas, altura em que a guerra será considerada ENCERRADA! Oficialmente, o Irão iniciará o CESSAR-FOGO e, à 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, à 24ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo. Durante cada CESSAR-FOGO, o outro lado permanecerá PACÍFICO e RESPEITOSO. Partindo do princípio que tudo funcionará como deve ser, o que funcionará, gostaria de felicitar ambos os países, Israel e Irão, por terem a Resistência, a Coragem e a Inteligência para pôr fim ao que deveria ser chamado 'A GUERRA DE 12 DIAS'. Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Médio Oriente, mas não destruiu nem nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irão, Deus abençoe o Médio Oriente, Deus abençoe os Estados Unidos da América e DEUS ABENÇOE O MUNDO!”

“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO O VIOLEM! DONALD J. TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS!"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt