Internacional
27 setembro 2021 às 23h09

Coreia do Norte lança "projétil não identificado" e avisa Nações Unidas

Este é o terceiro projétil lançado pelo regime de Pyongyang em setembro. O primeiro envolveu um míssil de cruzeiro de longo alcance e o segundo um míssil balístico de curto alcance.

DN/Lusa

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos, no momento em que Pyongyang disse à ONU ter "legitimidade" para testar armas e "aumentar a defesa".

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) não adiantou mais nenhum detalhe.

No entanto, o embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, disse que o país tem o "direito legítimo" para testar armas e "fortalecer [as suas] capacidades de defesa".

"Ninguém pode negar o nosso direito à autodefesa", insistiu o diplomata, pedindo aos Estados Unidos da América (EUA) que cessem a sua "política hostil" contra a Coreia do Norte.

Este é o terceiro projétil lançado pelo regime de Pyongyang em setembro. O primeiro envolveu um míssil de cruzeiro de longo alcance e o segundo um míssil balístico de curto alcance.

O lançamento do "projétil não identificado" ocorre poucos depois de Kim Yo-jong, a influente irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, sugerir a possibilidade de uma cúpula entre as duas Coreias, exigindo à Coreia do Sul que abandone a sua "política hostil".

Os comentários serviram como resposta aos recentes apelos do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para declara o fim oficial do conflito intercoreano de 1950-53, que terminou em tréguas, mas não em tratado de paz, deixando ambos os lados tecnicamente em guerra durante mais de 70 anos.

O lançamento do "projétil" também ocorre no dia de abertura de uma ​​​​​​​sessão da Assembleia Popular Suprema (parlamento norte-coreano).