O epicentro do sismo foi medido a 12 quilómetros de profundidade, ao largo da costa californiana.
O epicentro do sismo foi medido a 12 quilómetros de profundidade, ao largo da costa californiana.Foto: US Geological Survey

Alerta de tsunami cancelado após sismo de magnitude sete na Califórnia

O abalo teve o epicentro registado a 12 quilómetros de profundidade. Autoridades chegaram a alertar para possível tsunami, mas o aviso foi retirado.
Publicado a
Atualizado a

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou esta quinta-feira que São Francisco já não está sob alerta de tsunami.

Pelo menos 5,3 milhões de pessoas na Califórnia estavam sob alerta de tsunami após o tremor de magnitude 7.0, informou o Serviço Geológico dos EUA num alerta amarelo, que previa danos localizados mas mínimos.

O alerta de tsunami foi emitido pouco depois da ocorrência do abalo e abrangeu 805 quilómetros de costa, desde a orla da Baía de Monterey, na Califórnia, até ao Oregon.

Segundo a Associated Press, o terramoto chegou a ser sentido em São Francisco e foi seguido de sete réplicas, com uma a atingir 5.8 de magnitude na escala de Richter.

O terramoto ocorreu às 10:44 da manhã, 18:44 em Portugal, a cerca de 9 quilómetros a oeste de Ferndale, uma pequena cidade no condado costeiro de Humboldt e seguiram-se réplicas mais pequenas.

Várias cidades tinham posto em prática medidas de evacuação por precaução, instando os residentes a deslocarem-se para terrenos mais altos ou para o interior.

O Presidente da Câmara de Eureka, Kim Bergel, disse que as equipas estavam a avaliar os danos causados pelo terramoto. Até ao momento, não há registo de danos graves ou feridos. Bergel, que trabalha como auxiliar de recursos numa escola secundária, disse que as luzes estavam a balançar e que toda a gente se escondeu debaixo das secretárias.

O Distrito de Trânsito Rápido da Área da Baía de São Francisco, conhecido como BART, interrompeu o tráfego em todas as direções através do túnel subaquático entre São Francisco e Oakland.

Os visitantes do jardim zoológico de São Francisco foram evacuados devido ao terramoto, informou o jardim zoológico numa publicação na rede social X. Os animais foram colocados em segurança e o pessoal foi transferido para um local mais alto.

Um vídeo nas redes sociais mostra pessoas à beira-mar, em Stinson Beach, no momento em que soaram as sirenes de alerta de tsunami. 

A Califórnia fica situada numa zona com grande atividade sísmica devido à sua localização sobre a falha de Santo André. No passado já se verificaram vários abalos sendo o mais conhecido o sismo de 1906, em São Francisco, que matou mais de 3 mil pessoas.

Em 1989, outro sismo, com magnitude de 7.1 na escala de Richter, causou 63 mortes e danos em diversos locais da Baía de São Francisco.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt