20 mil pessoas evacuadas de bairro de Colónia depois de terem sido encontradas três bombas não detonadas
Cerca de 20 mil pessoas foram evacuadas do bairro de Deutz, na cidade alemã de Colónia, para que a brigada de desativação de explosivos proceda à desativação de três bombas não detonadas durante a II Guerra Mundial, que foram encontradas na segunda-feira.
A partir das 8h00 locais (7h00 em Lisboa) desta quarta-feira as ruas situadas na zona classificada como de risco máximo, no raio de 1000 metros, começaram a ser evacuadas, com todas as pessoas obrigadas a deixar as suas casas.
No entanto, este processo não correu da melhor forma, uma vez que alguns moradores foram apanhados de surpresa e acabaram por ficar presas dentro da zona de maior risco.
Estas bombas, que foram encontradas durante a realização de umas obras, foram lançadas há 80 anos pelos Estados Unidos, sendo que uma delas pesa uma tonelada e as outras têm cerca de 500 quilos cada uma.
O bairro de Deutz abriga vários museus, empresas, restaurantes, 58 hotéis, além de dois lares e o hospital Eduardus que também foram evacuados. As escolas e os jardins de infância também ficaram sem aulas e os serviços de transportes interrompidos.
Enquanto decorrem os trabalhos de desativação das bombas, os moradores concentram-se em dois pontos de acolhimento. Contudo, a expectativa é que o processo esteja concluído durante o dia desta quarta-feira.