10 reclusos fogem de prisão de New Orleans e deixam mensagens provocadoras nas paredes. "Foi demasiado fácil"
FOTO: Gabinete do Xerife de Orleans

10 reclusos fogem de prisão de New Orleans e deixam mensagens provocadoras nas paredes. "Foi demasiado fácil"

A fuga, que parece decalcada da série de televisão Prision Break, foi feita através de um pequeno buraco atrás de uma placa de metal que sustentava a sanita de uma cela. Cinco já foram capturados.
Publicado a
Atualizado a

Dez reclusos da prisão municipal de New Orleans, no estado do Louisiana, nos EUA, fugiram através de um buraco atrás de uma peça metálica onde estava a sanita. A fuga, que até parece decalcada da famosa série de televisão Prision Break, foi consumada depois da meia-noite do dia 16 de maio e é agora revelada pela estação de televisão NBC News.

Os reclusos invadiram a cela 6 da prisão, que ficava no primeiro andar do edifício e, aproveitando que um funcionário tinha cortado a água, removeram a placa metálica que suportava a sanita, serraram as barras de ferro que estavam por trás e... iniciaram a fuga.

O funcionário da prisão que estava de serviço àquela hora tinha ido buscar comida, pelo que ninguém deu pela operação dos prisioneiros que colocou a nu as fragilidades da segurança daquele estabelecimento, apontado como obsoleto e sobrelotado, que não tinha patrulhamento àquela hora.

Antes de iniciarem a fuga, alguns dos reclusos ainda tiveram tempo para escrever mensagens provocatórias nas paredes, como "Demasiado fácil LOL", com uma seta a apontar para o buraco.

Através de um buraco estreito, acederam a uma passagem também ela exígua que os levou a uma plataforma de cargas e descargas, passaram depois uma cerca de arame farpado usando cobertores, até que viram finalmente caminho aberto para a liberdade. Eram 1h30 da madrugada, e apenas sete horas depois foi dado o alerta de fuga... Foi então iniciada uma caça ao homem, enquanto as famílias das vítimas dos crimes daqueles reclusos foram avisadas, sendo que algumas delas deixaram mesmo a cidade, com medo.

Entre os fugitivos, com idades entre os 19 e os 42 anos, estavam alguns perigosos criminosos, condenados por homicídio, um deles, que tinha assassinado duas pessoas em 2018, aguardava mesmo uma possível condenação de prisão perpétua. Este facto, levou a que a cidade, uma das mais turísticas dos Estados Unidos, vivesse momentos de tensão, causando ainda troca de acusações entre as autoridades locais e judiciais, sobretudo porque há muitos reclusos que estão há muito tempo naquele estabelecimento à espera do julgamento, pois se os processos fossem mais rápidos, já estariam noutras prisões do Estado do Louisiana.

Alguns deles foram apanhados pelas câmaras de videovigilância espalhadas pela cidade de New Orleans, como se estivessem a passear, o que facilitou as operações das autoridades, que uma semana depois tinha recapturado metade dos fugitivos.

Três fugitivos apanhados pelas câmaras de videovigilância da cidade.
Três fugitivos apanhados pelas câmaras de videovigilância da cidade.FOTO: Gabinete do Promotor Público do Condado de Orleans

No entanto, a caça ao homem continua, bem como o apuramento de responsabilidades. Duas mulheres foram detidas por alegadamente terem dado boleia a alguns fugitivos, outra por ter dado comida a outro deles. Há ainda uma autêntica inspeção interna na prisão municipal, uma vez que a xerife do condado de Orleans, Susan Hutson, acredita que os 10 reclusos tiveram ajuda de alguns funcionários, três deles já foram suspensos, sem direito a remuneração.

Um dos fugitivos recapturado.
Um dos fugitivos recapturado.FOTO: Facebook da Polícia Estadual do Louisiana

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt