FNAC investe sete milhões de euros até 2022 para chegar às 40 lojas em Portugal

O diretor-geral da FNAC explicou que a insígnia francesa está a "apostar muito no conceito de proximidade".
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O grupo FNAC vai investir cerca de sete milhões de euros até 2020 para atingir as 40 lojas no país, disse hoje à Lusa o diretor-geral da FNAC Portugal, na abertura do 32.º espaço, em Viana do Castelo.

"Temos a ambição de chegar às 40 lojas até 2022, num investimento de cerca de sete milhões de euros", afirmou Nuno Luz.

O diretor-geral acrescentou que "na primeira semana de dezembro abrirá a 33.ª loja, no Arena Shopping, em Torres Vedras", adiantando que esta "será a quarta loja de 2019, num investimento global de quatro milhões de euros", tendo sido criados "mais de uma centena de postos de trabalhos diretos". No curto prazo, a empresa tem, ainda, prevista a abertura de um novo espaço em Torres Novas.

"Em 2020 estimamos abrir entre duas a quatro lojas, prevendo-se o mesmo investimento e a criação do mesmo número de postos de trabalho deste ano. Para nós é significativo, uma vez que em 21 anos estamos hoje a abrir a 32.ª loja. Abrir quatro lojas num ano é um passo grande", considerou Nuno Luz.

Questionado pelo Dinheiro Vivo sobre as lojas em regime de franchising que a insígnia tem previstas, este responsável não avançou pormenores, sublinhando, apenas, que "ainda estão a ser negociadas com os parceiros".

O diretor-geral da FNAC explicou que a insígnia francesa está a "apostar muito no conceito de proximidade, abrindo lojas com espaços mais reduzidos e maximizando a 'omnicanalidade', com as referências disponíveis em loja e os artigos do catálogo online".

"É um conceito diferenciador porque vemos hoje o retalho a apostar muito no online, a reduzir espaços e a fechar lojas, e a FNAC continua a apostar em espaços físicos porque quer estar mais perto de todos os portugueses que estão longe dos grandes centros urbanos", referiu. Ao Dinheiro Vivo precisou que o crescimento das vendas na internet não só não afeta a estratégia de expansão da FNAC como ajuda a potenciá-la. "Verificamos que sempre que abrirmos uma loja física, as vendas online dessa região mais do que duplicam. A FNAC é um caso de sucesso em termos de retalho pois cresce tanto em termos de lojas físicas como em termos de vendas online", sublinha.

A loja em Viana do Castelo representou um investimento de cerca de meio milhão de euros e a criação de 18 postos de trabalho diretos.

Na inauguração da nova loja de bens culturais, tecnológicos e de lazer, Nuno Luz explicou que o espaço pretende "servir os 85 mil habitantes do concelho de Viana do Castelo e das zonas limítrofes, abrangendo, no total, cerca de 200 mil habitantes".

"As previsões apontam para uma faturação anual a rondar os 3,2 milhões de euros", salientou.

A inauguração da loja, com uma área comercial de 500 metros quadrados, incluiu uma breve atuação de Pedro Abrunhosa, padrinho do espaço.

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