Natal do Menino Jesus ou do Pai Natal? Debate no Palco DN

Este sábado, dia 8 de dezembro, fala-se sobre tradições, religiosidade e consumo. Há ainda entrevistas ao historiador de arte Anísio Franco, ao músico Kimi Djabaté e um concerto do Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras

Depois do arranque oficial, esta segunda-feira, das Histórias de Natal Diário de Notícias/ Kia - com o concerto dos UHF - a festa continua este fim de semana. Para sexta-feira, às 19:00, está marcado o concerto do Coro Audite Nova da Lisboa, e no sábado o Palco DN recebe, às 16:30, um debate sobre religião que tem como convidados a deputada do CDS Ana Rita Bessa e o padre jesuíta José Maria Brito.

Uma conversa sobre o Natal nos dias de hoje - entre as tradições, a religiosidade e o consumo - algo que se poderia traduzir no "Natal do Menino Jesus vs. Natal do Pai Natal", numa cidade, Lisboa, em que há cada vez mais pessoas de culturas e religiões que não celebram o Natal cristão.

No mesmo dia, o Diário de Notícias entrevista (15:00) Anísio Franco, historiador de arte e conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, que tem comissariado várias exposições e guiado inúmeras visitas pela capital. É ainda o autor do livro "Lisboa, desconhecida e insólita"e protagonista do livro "A Máquina de Fazer Espanhóis" de Valter Hugo Mãe.

Também no sábado, às 16:00, a Plataforma Mediaentrevista o músico guineense Kimi Djabaté. Em Portugal há mais de 20 anos, Djabaté tem vários álbuns editados figurando o seu nome na lista dos mais consagrados na categoria World Music. Na última edição do Rock in Rio em Lisboa foi figura de destaque no Palco África.

O Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras traz as melhores músicas de Natal à Praça do Município e encerra a programação para o dia 8 de dezembro. O concerto tem início às 19:00.

Veja a programação das "Histórias de Natal DN/KIA":

Palco DN

7 de dezembro
19h00 - Coro Audite Nova de Lisboa

8 de dezembro

15:00 - Entrevista ao escritor Anísio Franco por Lina Santos
16h00 - Entrevista a Kimi Djabaté, músico guineense e um dos nomes mais consagrados na categoria World Music.
16h30 - Debate sobre religião com Ana Rita Bessa, gestora e deputada do CDS, e José Maria Brito, padre e diretor de comunicação dos Jesuítas (por Miguel Marujo)
19h00 - Coro Infantil Santo Amaro de Oeiras

9 de dezembro
16h00 Entrevista a Luís Barbosa Vicente, curador de arte e economista guineense
16h30 - Entrevista a Ricardo Araújo Pereira por João Céu e Silva
19h00 - Concerto Sardinhas com Bigodes - vencedor do Concurso Jovens Talentos FNAC

15 de dezembro
16h00 - Entrevista a Isabel Stillwell por João Céu e Silva
19h00 - Concerto Senhor Doutor

16 de dezembro
16h00 - Entrevista a José Rodrigues dos Santos por João Céu e Silva
19h00 - Concerto Fado Lélé

21 de dezembro
15h00 - Coro da Câmara Municipal de Lisboa

22 de dezembro
15h00 - Entrevista a Soraia Chaves e Maria João Bastos, por Rui Pedro Tendinda
16h00 - Entrevista a Aldina Duarte por João Céu e Silva
17h30 - Entrevista a Beatriz Batarda, a atriz do ano, por Rui Pedro Tendinha

23 de dezembro
18h00 - Concerto de Avô Cantigas

29 de dezembro
Aniversário do Diário de Notícias

15h00 - Entrevista a Miguel Somsen por Maria João Caetano
16h00 - Debate "Boas Notícias"
19h00 - Concerto da fadista Sara Correia

30 de dezembro

4 de janeiro
19h00 - Grupo de dança Music and Soul

5 de janeiro
19h00 - Concerto de Ana Gomes (world music).

6 de janeiro
19h00 - Academia de Música de Telheiras

(A programação vai sendo atualizada. Acompanhe no site do DN)

Casa do Pai Natal

O Pai Natal vai ter um local próprio para receber e ouvir os pedidos dos mais pequenos.
Horários
das 15:00 às 16:00 e das 18:00 às 19:00.

Contador de Histórias
das 16:30 às 17:30

Mercado de Natal

O Mercado de Natal terá produtos de artesãos portugueses. Haverá ainda uma zona de alimentação. Para as crianças, muitas voltas estão prometidas no carrossel vintage.

Tenda KIA

A animação será uma constante também na Tenda KIA, onde a marca estará presente com uma exposição dos mais recentes modelos, como o KIA CEED SW, acabado de lançar em Portugal e que faz na Praça do Município uma das primeiras aparições públicas no país.
Aos fins de semana a mascote tigre KIA vai animar os mais pequenos e distribuir brindes. A Sony irá estar presente com uma estação de gaming da PlayStation e a Delta vai estar no espaço Kia com um bar de degustação.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Saúde

Empresa de anestesista recebeu meio milhão de euros num ano

Há empresas (muitas vezes unipessoais) onde os anestesistas recebem o dobro do oferecido no Serviço Nacional de Saúde para prestarem serviços em hospitais públicos carenciados. Aquilo que a lei prevê como exceção funciona como regra em muitas unidades hospitalares. Ministério diz que médicos tarefeiros são recursos de "última instância" para "garantir a prestação de cuidados de saúde com qualidade a todos os portugueses".