João Almeida venceu três provas de uma semana de World Tour em 2025.
João Almeida venceu três provas de uma semana de World Tour em 2025.EPA

Ciclismo. João Almeida deverá repetir combinação Tour-Vuelta em 2026

Corredor da UAE é considerado peça-chave para Pogacar atacar a quinta vitória na Volta a França e, pelo terceiro consecutivo, atleta de A-dos-Francos será líder em Espanha. Renovou até 2028.
Publicado a
Atualizado a

Depois das 97 vitórias na temporada para a UAE Emirates começa a ser tempo de esquadrar planos para 2026 e definir calendários. A decisão ainda não está definida, mas o sonho de Tadej Pogacar atacar a quinta vitória na Volta a França - o que a confirmar-se o colocaria no patamar dos maiores de sempre, ao lado de Merckx, Hinault, Indurain e Anquetil - implicará um forte conjunto em torno do esloveno.

João Almeida é peça determinante e, pelo que apurou o DN, a ida ao Tour pela terceira vez consecutiva faz parte do plano. Continua a ser intenção da formação dos Emirados Árabes Unidos garantir uma segunda carta para atacar a corrida, em caso de problema físico de Pogacar, mesmo que o bicampeão mundial tenha completado no pódio todas as Grandes Voltas em que correu.

Assim, a presença do atleta português, natural de A-dos-Francos, no Tour é provável a esta altura, confirmando um cenário que agrada, embora Almeida tenha vontade de voltar a Itália, ao Giro, onde competiu de 2020 a 2023.

Para 2027, pode dar-se o caso de a oportunidade voltar a surgir. A hipótese de João Almeida avançar para o Tour como carta a proteger não perdeu toda a força porque Pogacar não deixou de fora a hipótese de lutar por um segundo Giro, em maio.

Certa está a participação do atleta português na Volta a Espanha. Independentemente de rumar ao Giro ou ao Tour, Almeida sente que tem vindo a melhorar dados físicos nas segundas e terceiras semanas de Grandes Voltas e, mesmo depois do abandono precoce do Tour, chegou como incógnita à Vuelta e de lá saiu com o segundo lugar, o seu segundo pódio em provas de três semanas depois do que alcançara na Volta a Itália. Renovou até 2028 o contrato com a UAE Emirates que findava em 2026, mantendo-se com a confiança da estrutura para atacar pódios em provas de três semanas.

Comandar a equipa na Vuelta é hipótese provável, até pela renovação de contrato e pelo reforço do estatuto de candidato a pódio, tendo em conta os desempenhos recentes e incluindo neste cenário a saída de Juan Ayuso da comitiva. Nesse sentido, Almeida tem a seu lado a vontade de Pogacar ser o ciclista com mais ‘monumentos’ da história do ciclismo. Vai com dez conquistados, atacará novamente as Ardenas em abril, procurará ganhar, finalmente, em Sanremo, mas priorizará Mundiais e a Lombardia, onde se tornou o primeiro a vencer cinco vezes seguidas. Por isso, a preparação para final de setembro e outubro não se coaduna com a especialização própria para a Volta a Espanha.

Almeida começará a temporada na Volta ao Algarve e seguirá um programa semelhante a 2025, a época mais profícua da carreira com dez triunfos. Entre Paris-Nice ou Tirreno, tentará repetir a campanha histórica de ganhar três provas de uma semana num só ano. Catalunha ou País Basco devem anteceder Volta à Romandia e, posteriormente, há escolha entre Dauphiné e Volta à Suíça.

João Almeida venceu três provas de uma semana de World Tour em 2025.
João Almeida renova com a UAE Emirates até 2028
João Almeida venceu três provas de uma semana de World Tour em 2025.
João Almeida confirma segundo lugar em última etapa caótica da Vuelta
João Almeida venceu três provas de uma semana de World Tour em 2025.
Ciclismo. UAE de Pogacar e João Almeida é recordista sem ‘sprinters’

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt