Yabadabadoo! Os Flintstones fazem 60 anos

O primeiro episódio de Os Flintstones foi exibido a 30 de setembro de 1960 nos EUA: uma sitcom de animação sobre uma família como a nossa mas que vive na Idade da Pedra.

Há automóveis mas são de madeira, há vestidos mas são de padrão felino, há casas com portas e janelas mas são feitas em pedra, há festas de Natal e de Halloween apesar de tudo se passar na Pré-História. Não há qualquer preocupação com o rigor histórico, mas é isso que tem piada em Os Flintstones, a série de animação cujo primeiro episódio foi para o ar há precisamente 60 anos no canal ABC, nos EUA, às 20.30.

Produzida por William Hanna e Joseph Barbera, a série de animação foi pensada para ser inovadora desde o início: dirigia-se aos adultos e deveria ser exibida em horário nobre. O ponto de partida foi, na verdade, bastante simples: ir buscar inspiração a uma qualquer sitcom da época - a inspiração mais evidente foi The Honeymooners - centrada numa típica família americana e passar a ação para a Idade da Pedra. Para isso, foram contratados vários argumentistas habituados a trabalhar em sitcoms. Mas como a ideia também era procurar alcançar o sucesso de Tom & Jerry, foi chamado o animador Kenneth Muse.

Muito antes de Os Simpsons, Os Flintstones tornou-se a primeira série de comédia em animação a conquistar o horário nobre da televisão. A animação está muito associada ao público infantil, mas, sendo uma série para adultos, Os Flintstones podiam usar um humor mais parecido com o das sitcoms. Tudo isso causou algum espanto. Por exemplo, esta foi a primeira série de animação americana a mostrar casais que dormiam na mesma cama..

Fred e Wilma Flintstone são os protagonistas. Têm um animal de estimação (um dinossauro que se comporta como um cão) e na terceira temporada têm uma filha, Pebbles. Fred é o autor do grito "yabadabadoo". Os seus vizinhos e amigos são Barney e Betty Rubble. Também têm um animal (uma espécie de dinossauro-canguru) e na quarta temporada adotam um filho, Bamm-Bamm. O surgimento das crianças capta a atenção do público mais novo.

A ação passa-se na Idade da Pedra, mas a vida destas famílias é muito semelhante à vida das famílias americanas em meados do século XX - as roupas e os utensílios são decalcados dos nossos, só que feitos de pele de animal, pedras, ossos e madeira. O estilo de vida - as ocupações, as relações, as preocupações - é exatamente igual ao atual, mas sem eletricidade. Na cidade de Bedrock há restaurantes que servem hambúrgueres de dinossauro e automóveis movidos com a força dos pés, as crianças vão para a escola, o pai lê as notícias gravadas num jornal de pedra. Humanos convivem com dinossauros, mamutes e outros animais pré-históricos. Os anacronismos são assumidos e são, aliás, um dos recursos usados pelos autores para provocar o humor.

Uma curiosidade: o famoso tema musical de abertura só foi introduzido na terceira temporada (apesar de agora aparecer até nos episódios mais antigos). Até aí, o genérico tinha apenas um tema instrumental:

No dia seguinte à estreia, a Variety chamou-lhe "um desastre". Outros jornais da época colocaram a série entre as piores de sempre. No entanto, o público não concordou com os críticos. A série foi um sucesso instantâneo. Teve seis temporadas, num total de 166 episódios, exibidos na ABC entre 1960 e 1966 (um recorde apenas superado quando Os Simpsons atingiram os 167 episódios em 1997). Depois disso, houve alguns spin-offs, vários episódios especiais e até filmes de animação. Entretanto, calcula-se que cerca de 300 milhões de pessoas tenham assistido a Os Flintstones em mais de 80 países.

Nos anos de 1990, a série passou no Cartoon Network, e pouco depois surgiram as inevitáveis adaptações ao cinema em live action. Em 1994, estreou-se Os Flintstones, realizado por Brian Levant. As personagens passaram de desenhos animados a atores reais e os cenários foram transportados dos ecrãs de televisão para os de cinema. John Goodman (Fred Flintstone), Rick Moranis (Barney Rubble), Elizabeth Perkins (Wilma Flintstone) e Rosie O'Donnell (Betty Rubble) são os atores principais. A banda The B-52s fez uma versão da música dos desenhos animados.

Em 2000, voltou a repetir a experiência, com Os Flintstones - Viva Rock Vegas, novamente realizado por Brian Levant. Os atores são Mark Addy (Fred), Stephen Baldwin (Barney), Kristen Johnston (Wilma) e Jane Krakowski (Betty).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG