Premium IVA nas touradas só tira 600 mil euros ao fisco

Associação que representa os promotores de espetáculos, festivais e eventos diz que preços de venda ao público vão baixar em janeiro com mudança do IVA.

A descida do IVA de 13% para 6% nas touradas deverá ter um impacto de cerca de 600 mil euros na receita do imposto. O valor será um pequeno transtorno, tendo em conta toda a polémica que se gerou em torno desta questão desde que a proposta do Orçamento do Estado foi entregue na Assembleia da República. Além das touradas, também o IVA dos espetáculos ao ar livre e do cinema baixa já em janeiro. De fora ficou o futebol, o que levou já a Liga a reclamar.

Ao fim de três dias de votação das quase mil propostas de alteração, aditamentos e correções ao OE, o governo faz contas ao impacto orçamental que resulta das várias coligações negativas. No caso do IVA na Cultura, o Orçamento do Estado previa que a descida da taxa deste imposto de 13% para 6% nos espetáculos de canto, dança, música, teatro e circo realizados em recintos fixos subtraísse a receita em nove milhões de euros, com a medida a entrar em vigor apenas a partir de julho.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Gastronomia

Quem vai ganhar em Portugal as próximas estrelas Michelin

É já no próximo dia 20, em Sevilha, que vamos conhecer a composição ibérica das estrelas Michelin para 2020. Estamos em festa, claro, e festejaremos depois com os nossos bravos, mesmo sabendo que serão poucos para o grande nível a que já chegámos. Fernando Melo* escreve sobre os restaurantes que podem ganhar estrelas Michelin em 2020 em Portugal.