Os ursos medem cerca de 1.10 metros. Um macho pode pesar entre 150 e 200 quilos e uma fêmea pesa cerca
Premium

Espécies em risco

As montanhas gregas onde pessoas, lobos e ursos vivem juntos

Os ursos percorrem quilómetros pelas florestas, os lobos estão junto ao rio e as pessoas vivem nas vilas. Todos têm o seu espaço, mas os caminhos cruzam-se e, nesses encontros, a ordem é assegurada por cães pastores-gregos, os guardiões da paz entre as três espécies.

Quando está com os seus cães por perto, o agricultor Styliadis Evangeros, 42 anos, não tem medo dos lobos nem dos ursos. Só à noite, se tiver de ir aos campos e deixar os cães a guardar as suas vacas, sente um nervoso miudinho. Então, vai pela noite adentro a assobiar e a gritar para afugentar o desconhecido. São as histórias do avô e do pai, também eles produtores de leite, a fazer efeito na sua cabeça. O burro dos avós foi comido por lobos, ali perto, na zona onde fica a Arcturos - uma organização internacional ambientalista e um santuário para ursos e lobos, na vila de Nymfaio, onde vivem pouco mais de cem pessoas, a 1350 metros de altura no norte da Grécia.

Mas isto não significa que viva em sobressalto. Está habituado a ver os lobos a espreitar na esquina do armazém na quinta. "Vejo-os seguirem os meus passos. Estão a vigiar-me, mas com os cães não se atrevem a aproximar-se", diz. Styliadis tem dez cães pastores-gregos. São dóceis, amigos das pessoas e dos rebanhos, garante, mas, ao mesmo tempo, estão sempre preparados para um conflito com um lobo ou um urso, se for necessário. Os animais selvagens sabem disto e, por isso, também não se aproximam muito das cem vacas do agricultor.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG