Aconteceu em 1864 - Suas Magestades e Altezas passam sem novidade em suas importantes saúdes

A 29 de dezembro de 1864 chegava às bancas a primeira edição do Diário de Notícias. E como em todas as edições até à queda da monarquia, a saúde dos reis tinha direito a notícia de primeira página.

A frase é simples e curta, no português da época: "Suas Magestades e Altezas passam sem novidade em suas importantes saúdes". E surge no meio de uma primeira página todas ela cheia de caracteres e sem uma única imagem.

Foi assim o primeiro número do Diário de Notícias, publicado a 29 de dezembro de 1864, faz hoje 154 anos. Um jornal fundado por Eduardo Coelho, também o seu primeiro diretor, para "interessar a todas as classes, ser acessível a todas as bolsas e compreensível a todas as inteligências". Um objeto expresso na mesma capa, sob o título: "Ao Público".

Suas Majestades naquele ano de 1864 eram D. Luís e a rainha D. Maria Pia.

Num gesto precursor do jornalismo cidadão, o DN pedia ainda ajuda aos leitores. "Aceitam-se e agradecem-se informações verbais ou escritas sobre quaisquer acontecimentos interessantes da vida pública; ocorrências tristes ou alegres; obras notáveis; descobertas úteis; curiosidades literárias, artísticas, científicas, comerciais ou industriais".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG