Exclusivo Aconteceu em 1898 - A grande corrida no IV Centenário da Descoberta da Índia

Há 120 anos, neste dia, um grande evento cultural tinha destaque na edição do DN: "a grande corrida de toiros" no Campo Pequeno, para celebrar o IV Centenário da Descoberta da Índia.

Foi neste dia 28 de setembro de 1898 que pela última vez os forcados se apresentaram com o fato que viriam a manter até aos dias de hoje - permita-se a ligeira adaptação. Na corrida de comemoração do IV Centenário do Descobrimento da Índia, no reinado de D. Carlos I e com a presença do monarca e da corte num Campo Pequeno a abarrotar, surgiam trajados de "jaqueta, calção justo, de tecido verde bordado, meia brancas até aos joelhos e peitoral de camurça - que veio a ser substituído pela cinta vermelha que se enrola à cintura e parte inferior do peito, por cima da camisa e por baixo da jaqueta", conforme se explica na história da tauromaquia.

A praça estava enfeitada a rigor para aquela data especial, que vinha sendo preparada há muito, conforme descrevia o DN. "Os trabalhos de ornamentação prosseguidos sob a direção do distinto armador, o sr. Lopes, da Rua Nova da Palma, o mesmo que realizou a primeira decoração do elegante circo, deslumbrante na corrida marcada por ocasião do quarto Centenário da Descoberta da Índia", escrevia o repórter, garantindo que o entusiasmo dos lisboetas fizera esgotar a praça dias antes de a corrida ter lugar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG