Exclusivo Frost vs. Barnier. Os homens da negociação pós-Brexit
Principal conselheiro de Boris Johnson para temas europeus é o escolhido para liderar o grupo que negociará a futura relação com a União Europeia a 27, depois do Brexit às 23.00 de sexta-feira. Mas trabalhos só devem começar em março.

David Frost e Michel Barnier.
© Montagem/Fotos AFP e EPA
A contagem decrescente para o Brexit está a chegar ao fim e tanto o Reino Unido como os 27 países que farão parte da nova União Europeia já pensam no que aí vem: a negociação sobre a futura relação. Do lado britânico, esta ficará a cargo do até agora principal conselheiro de Boris Johnson para temas europeus, David Frost. Do lado europeu, a bola continuará nas mãos de Michel Barnier.
Relacionados
O Brexit acontecerá oficialmente às 23.00 de sexta-feira, mas nada mudará na prática, já que entra em vigor o período de transição durante o qual as atuais regras europeias continuam a ser aplicadas em solo britânico. A data-chave é a de 31 de dezembro: aí, ou há acordo sobre a futura relação ou, no que diz respeito à ligação comercial, Reino Unido e União Europeia ficarão à mercê das regras da Organização Mundial de Comércio (menos vantajosas). Em cima da mesa está também uma necessidade de entendimento em relação a temas como segurança, pesca ou energia.