Premium Associação Sindical de Juízes celebra Dia da Mulher com workshop de maquilhagem

Quando o país debate o sexismo nas decisões judiciais e se apela à formação dos magistrados para a igualdade de género, os representantes sindicais dos juízes escolhem para o dia que celebra a luta feminista um tutorial de make up.

"Ouvi isso hoje no tribunal, a uma colega. Pareceu-nos uma brincadeira de Carnaval."

O comentário é de uma juíza de um tribunal superior sito em Lisboa e que prefere não ser identificada. Porquê uma brincadeira de Carnaval? Ri: "Achámos cómico. Não conheço o contexto. Mas dizerem-me, assim, que uma associação de juízes vai organizar um workshop de maquilhagem... Parece-me estranho. E se for verdade é estranho. E até algo que deve ser recebido com sentido crítico. Não sou membro, mas creio que a associação deve ocupar-se com outras coisas."

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.

Premium

Viriato Soromenho Marques

Erros de um sonhador

Não é um espetáculo bonito ver Vítor Constâncio contagiado pela amnésia que tem vitimado quase todos os responsáveis da banca portuguesa, chamados a prestar declarações no Parlamento. Contudo, parece-me injusto remeter aquele que foi governador do Banco de Portugal (BdP) nos anos críticos de 2000-2010 para o estatuto de cúmplice de Berardo e instrumento da maior teia de corrupção da história portuguesa, que a justiça tenta, arduamente, deslindar.