Premium Vianense, o clube mais antigo de Portugal. Jorge Mendes é passado e esperança no futuro

Em 122 anos (cumprem-se a 13 de março), o Sport Club Vianense foi campeão nacional da III Divisão há 20, teve no plantel, há 30, um jovem promissor chamado Jorge Mendes - o superagente dos jogadores famosos - e quer voltar aos nacionais com um estádio melhor, uma SAD no futebol e o regresso das modalidades perdidas.

O Sport Club Vianense é "ininterruptamente" o mais antigo clube de futebol de Portugal, apesar de o FC Porto ter mudado oficialmente a data da fundação de 1906 para 1893, controversa para historiadores (como Ricardo Serrado, autor da História do Futebol Português, que também tem dúvidas quanto às datas de origem de Benfica, 1904, e Sporting, 1906).

Foi criado em 1898 para as elites, mas é um clube socialmente transversal, conseguiu o único título nacional há 20 anos (campeão da III Divisão em 1998-1999, o herói da final é o atual treinador) e teve no plantel, há 30, avançados como o superagente Jorge Mendes, fortemente ligado à cidade e à região, perdeu modalidades que hoje estão em clubes de primeira (Juventude de Viana, no hóquei, e Voleibol Clube Viana) e outras como o ciclismo que se extinguiram. Passado, presente e futuro fundem-se numa ideia: uma agremiação da capital de distrito e do Alto Minho tem de ser mais apelativa para os adeptos e para os financiadores. E o processo de valorização competitiva e social está em marcha, com o empresário Jorge Mendes atento.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG