Premium Camembert "autêntico" põe França em pé de guerra. E o Roquefort?

Camembert e roquefort envoltos em polémica em França. Carimbo de autenticidade disputado por pequenos produtores.

Um odor intenso invadiu, no mês passado, os corredores do Parlamento francês. O deputado Richard Ramos distribuiu pedaços de camembert pelas caixas de correio dos colegas. O motivo? Defender aquele que é considerado o queijo favorito dos franceses e cuja autenticidade, acredita o político, pode estar em risco.

"Atualmente, quem come um camembert da Normandia com a denominação DOP [de origem protegida] tem a certeza de que está a comer um produto feito com o leite cru das vacas da região. Mas, no futuro, as grandes empresas vão poder usar a mesma etiqueta, só que utilizando leite pasteurizado", explicou o político, crítico gastronómico na televisão, citado pela France Bleu, acrescentando que é o leite cru que faz que o camembert se distinga dos outros queijos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.