Exclusivo Je suis Tony

Como filmar Tony Carreira? Com o documentário Tony, o realizador Jorge Pelicano apresenta uma visão genuinamente cinematográfica, atenta ao que acontece dentro e fora do palco.

Com filmes "melhores" ou "piores", o cinema português tem poucas ideias - e, a meu ver, ideias pouco interessantes - sobre os modos de promover os seus produtos. Aliás, utilizo esta palavra "produtos" como sintoma de tal problema: a sua vulgarização comercial impôs-se como elemento revelador do linguajar de algum marketing (muito para além do cinema, convenhamos) que quase sempre se distingue por um apoteótico vazio de pensamento sobre o mais cultural dos fenómenos, isto é, o mercado.
O cartaz de Tony, o muito sóbrio e muito didático documentário de Jorge Pelicano sobre o cantor Tony Carreira, é um depurado exemplo de um marketing que realmente pensou.

E que, por isso mesmo, sabe identificar o objeto fulcral do filme que divulga e promove. O que, entenda-se, é tanto mais interessante quanto a imagem de Tony Carreira tende a ser um fator de clivagem na própria sociedade portuguesa - como se a sua simples exposição implicasse uma divisão simbólica dos cidadãos.

"Gostar" ou "não gostar" de Tony Carreira? Sim, claro, podemos formular a questão. Mas será que ela nos abre as portas do próprio fenómeno que quer abarcar?

Evitemos generalizações grosseiras. Por mim, não necessito de me submeter a qualquer purificação ideológica para conjugar, como complementares, dois enunciados muito básicos: primeiro, não me sinto mobilizado ou seduzido pelo universo musical de Tony Carreira; segundo, não creio que isso seja uma justificação para tratar a pessoa, ou o seu trabalho, como uma "outra" forma de ser português.

Colocá-lo num território a cuja portugalidade eu não pertenceria seria demitir-me de conhecer a pluralidade da própria comunidade a que pertenço. Do mesmo modo, situar-me numa dimensão portuguesa a que ele não teria o direito de aceder seria ainda mais simplista - seria pura estupidez.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG