Premium A vez em que Saramago não cumprimentou Jorge Amado

A brasileira Joselia Aguiar ocupou sete anos da sua vida a investigar um dos escritores brasileiros mais lidos em todo o mundo. Jorge Amado - Uma Biografia é o resultado dessa missão, revelando o autor por completo. Leia a pré-publicação.

A fotografia da capa da mais recente biografia sobre Jorge Amado (1912-2001) mostra o escritor como os leitores bem conhecem, mas Jorge Amado - Uma Biografia é muito mais do que esta imagem de um homem numa praia da Bahia. É que Joselia Aguiar mergulhou durante sete anos nesta investigação sobre o escritor, teve acesso exclusivo a manuscritos inéditos, bem como a documentos de família e cartas de amigos e de outros escritores, além de realizar uma série de entrevistas para compor o retrato final.

É o caso de quando o autor quer deixar o Rio de Janeiro e Joselia Aguiar descreve as peripécias da mudança: "O velho sonho de Jorge Amado de ter uma casa na Bahia - para se mudar definitivamente - começou a ser realizado." E acompanha esta viagem biográfica sempre recheada de pormenores, neste caso a dificuldade em comprar uma casa sem que o proprietário duplique o preço. Há outras questões mais importantes, já que não faltam episódios críticos na sua vida, como o de quando é exilado ou decide viver apenas da literatura.

Ler mais

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG