Exclusivo Os dois amores de Einstein no CCB

O festival e academia Verão Clássico arranca neste domingo e prolonga-se até 6 de agosto. Duas centenas de jovens músicos clássicos e 15 professores dividem-se entre a formação e os concertos diários.

À 5.ª edição, o Verão Clássico dá mais um salto: 200 alunos, mais 30 do que em 2018. Mas é mais impressionante ainda nos participantes estrangeiros: um acréscimo de 59% e, pela primeira vez, a paridade com o número de portugueses, atestando a atratividade alcançada em meros quatro anos por este evento no panorama internacional.

Filipe Pinto Ribeiro, diretor artístico e pedagógico, prefere falar numa "consolidação" apoiada em quatro fatores: "A procura forte registada; o reconhecimento e a sinalização internacional deste evento; os conceito e formato do Festival, ambos estabilizados; e as parcerias estabelecidas, que vemos como uma rede destinada a crescer, tanto dentro como fora." Uma atratividade que também se revela no facto de "pela primeira vez, todas as classes estarem cheias - não sobrou uma vaga! -, bem como na considerável quota de participantes repetentes que registamos!".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG