Premium Coreias: há 70 anos a rumar em direções contrárias

A guerra na Península Coreana começou a 25 de junho de 1950 e, tecnicamente, ainda não acabou. Do ponto de vista económico, os dois países estão atualmente em pontos totalmente opostos, mas tal só começou a notar-se a partir de meados da década de 1970. No fim da guerra, o Norte até era mais rico do que o Sul.

A guerra entre as duas Coreias começou a 25 de junho de 1950 e oficialmente ainda não acabou. No 70.º aniversário da invasão do Sul, capitalista e com o apoio dos EUA e das Nações Unidas, pelas forças do Norte, comunista e apoiado pelos soviéticos e eventualmente os chineses, a tensão na península continua a ser elevada, apesar de uma mudança de retórica da parte de Pyongyang.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, suspendeu os planos militares para uma retaliação não especificada contra a Coreia do Sul, uma semana depois do corte de relações ter sido declarado por Pyongyang. Uma das medidas tomadas foi a destruição do gabinete de ligação. Em causa os folhetos propagandísticos que dissidentes e ativistas de Seul enviam para lá da fronteira.

Ler mais

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG