Premium Os alunos diziam: "Nós esquecemo-nos de que os professores também são gente"

É um empreendedor da educação. Afonso Mendonça Reis trouxe para Portugal o Global Teacher Prize, que premeia o melhor professor do país. Mas também é o criador do Inspira o Teu Professor. Porque acredita que uma escola melhor não pode ser feita com alunos, professores, pais e governantes de costas voltadas.

Afonso Mendonça Reis acredita que a escola só pode melhorar quando pais, alunos, professores e governo se juntarem para fazer dela um sítio melhor. Por isso decidiu fundar as Mentes Empreendedoras, um programa dirigido a jovens do ensino secundário que desenvolva a liderança, a autonomia e o talento. Em 2015 chegaram ao ensino básico com o programa Inspira o Teu Professor. Mas isso só não chegava. Então Afonso, empreendedor da educação, professor universitário, promoveu em Portugal a atribuição do Global Teacher Prize, que, desde o ano passado, elege um professor que se distinga pelo trabalho inovador feito na sua escola.

No momento em que se lança a segunda edição deste prémio, falámos com Afonso Mendonça Reis sobre professores, alunos, pais, governos e legislação. E ficámos a perceber melhor porque é que é tão importante discutir educação em Portugal. O que queremos da escola, o que queremos dos alunos quando forem adultos, o que podemos estar a perder quando focamos a atenção apenas numa parte do enorme mundo que é a escola.

Ler mais

Exclusivos

Premium

EUA

Elizabeth Warren tem um plano

Donald Trump continua com níveis baixos de aprovação nacional, mas capacidade muito elevada de manter a fidelidade republicana. A oportunidade para travar a reeleição do mais bizarro presidente que a história recente da América revelou existe: entre 55% e 60% dos eleitores garantem que Trump não merece segundo mandato. A chave está em saber se os democratas vão ser capazes de mobilizar para as urnas essa maioria anti-Trump que, para já, é só virtual. Em tempos normais, o centrismo experiente de Joe Biden seria a escolha mais avisada. Mas os EUA não vivem tempos normais. Kennedy apontou para a Lua e alimentava o "sonho americano". Obama oferecia a garantia de que ainda era possível acreditar nisso (yes we can). Elizabeth Warren pode não ter ambições tão inspiradoras - mas tem um plano. E esse plano da senadora corajosa e frontal do Massachusetts pode mesmo ser a maior ameaça a Donald Trump.