Premium Erros cósmicos trazem antigos vikings até à atualidade

Beforeigners chega à HBO Portugal esta quarta-feira, 21 de agosto, e é a primeira produção original norueguesa da plataforma de streaming. O DN já viu os primeiros episódios desta série que trata com realismo uma ficção científica.

Viagens no tempo? Já foram muito exploradas, e de diferentes maneiras, é certo. A nova proposta da HBO pode não ter crédito no que toca à originalidade da ideia, mas tem certamente na sua aplicação narrativa: e se de repente surgissem na nossa sociedade pessoas, por exemplo, da Idade da Pedra? Isso mesmo. A cada flash de luz que irrompe no oceano, um ser humano vem à superfície, trazendo no corpo as marcas da sua época. Pode ser o vestuário, tatuagens ou adornos na pele. É um beforeigner.

A série assim intitulada - Beforeigners - está disponível a partir de hoje na HBO Portugal e é a primeira incursão desta plataforma de streaming num projeto norueguês, com assinatura de Jens Lien. A história espalha-se ao longo de seis episódios, com 45 minutos cada. Ora dizer que estamos perante ficção científica será óbvio, mas talvez não seja tão esperado que dentro deste registo encaixe ainda o policial, o drama e uns pozinhos de comédia. Acima de tudo, a base de formulação deste cenário fictício é social: a chegada em massa de pessoas de outras épocas assume-se como a metáfora perfeita da atual crise dos refugiados.

Ler mais

Exclusivos