Premium Direitos humanos e identidades

O problema das migrações tem, entre as respostas condicionadas pelo frequente conflito entre os deveres humanitários e a segurança dos Estados, um aspeto de relevância crescente: a formação de comunidades imigrantes tende para criar uma articulação entre os que se instalam em diversos países, dentro de cada um deles caracterizados como minorias, mas articuladas no que já foi chamado "identidade transnacional".

Talvez a tormentosa história dos judeus que, até à criação do Estado de Israel, eram uma espécie de comunidades migrantes dispersas sem Estado de origem, porque destruído pelos romanos, mas que não se dispensavam de recuperar, seja uma imagem do passado que ajuda a enquadrar a problemática causada pelo paradigma da "Terra, casa comum dos homens", que orientou a fundação da ONU.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.