Festival Terras sem Sombra regressa hoje em Barrancos

Até outubro, o Festival retoma a itinerância por diversos concelhos do Alentejo, numa programação que concilia a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade.

A música vinda da Bélgica apresenta-se este sábado, às 21h30, na vila alentejana de Barrancos, na interpretação do quarteto Les Abbagliati. O concerto marca a abertura da 17.ª temporada do Festival Terras sem Sombra (FTSS), iniciativa que em 2021 tem como tema "Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)". Até outubro, o Festival retoma a itinerância por diversos concelhos do Alentejo, numa programação que concilia a música erudita, o património e a salvaguarda da biodiversidade.

Les Abbagliati ("Os Deslumbrados", na tradução para português) sobem ao palco do Cineteatro da vila raiana com um alinhamento que percorre peças de Händel, Bononcini, Scarlatti, d"Astorga e Vivaldi. "As Harmonias do Amor: Paixão e Superação na Música Barroca" dão o mote ao concerto do ensemble proveniente do país convidado da presente edição do FTSS.

A par do momento musical, a presença do Festival em Barrancos contará com uma visita guiada ao património da vila onde a arquitetura peculiar revela exemplares das tradições construtivas do Alentejo e da Andaluzia (este sábado 19 de junho, às 15h00). A ação de Salvaguarda da Biodiversidade (este domingo 20 de junho, às 09h30), será momento para a observação da geodiversidade do Vale da Ribeira de Múrtega, num percurso entre a nascente da Pipa e a histórica mina de cobre de Volta Ferreira.

O calendário para 2021 do FTSS prosseguirá a 26 e 27 de junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento espanhol La Ritirata, num concerto subordinado ao tema "Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)".

Os concelhos de Arraiolos (3 e 4 de julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de julho), Castelo de Vide (31 de julho e 1 de agosto), Beja (7 e 8 de agosto), Sines (21 e 22 de agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de setembro), Viana do Alentejo (11 e 12 de setembro) e Vila Nova de Mil Fontes (18 e 19 de setembro) seguem-se na programação da presente temporada do Festival.

Todas as atividades acontecem aos fins de semana e são de entrada livre e gratuita.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG