Exclusivo O retábulo imaginado por Almada Negreiros chega finalmente ao Mosteiro da Batalha

Almada Negreiros acreditava e defendia que os icónicos Painéis de São Vicente eram destinados à parede norte da capela do fundador, no Mosteiro da Batalha. Usou a geometria para o provar, e é toda essa investigação (além de um conjunto de 15 painéis) que a partir deste domingo está em exposição, comissariada por Simão Palmeirim. O DN, que nos anos de 1960 publicou pela primeira vez essa teoria de Almada, através do jornalista António Valdemar, acompanhou a montagem desse momento histórico.

"Aí vai o D. João I!", exclama Simão Palmeirim, comissário da exposição Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha: Quinze Pinturas Primitivas Num Retábulo Imaginado, que a partir deste domingo, 20 de dezembro (e durante um ano), vai estar aberta ao público. Ajuda a subir o painel com uma satisfação incontida, porque está quase tudo no seu lugar, no lugar que o artista imaginou. E o que ele andou para aqui chegar. Almada passou a vida inteira a tentar fazer vingar a sua tese sobre os icónicos Painéis de São Vicente, nunca reconhecida em termos históricos. Usou toda a sua criatividade para o fazer, todo o conhecimento em geometria descritiva, fez desenhos, investigação, e morreu sem ver o que o DN hoje lhe mostra, e que a partir de amanhã será real: o retábulo, tal como ele o imaginou, na Capela do Fundador.

Desde 2013 que ele e Pedro Freitas, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (da área da Matemática), têm trabalhado a geometria da obra plástica de Almada Negreiros. Ambos sabiam que este tema "apaixonou Almada durante muitos anos, mas dada a complexidade das propostas dele, em termos de geometria e de contextualização geral do tema, ainda não tinha sido possível qualquer publicação relevante a esse nível", conta ao DN, ele que é doutorado em Ciências da Arte pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, mediador cultural para a Fundação Calouste Gulbenkian, e que durante um ano é o comissário desta inédita exposição.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG