Premium

poder

As sete vidas de Joe Berardo

Nasceu José Manuel, na Madeira, gostava mais da rua do que da escola, partiu aos 18 anos para a África do Sul para contrariar o pai, e ali fez fortuna. Do miúdo que juntava selos e postais ao colecionador de arte, Joe apresenta-se como um self-made man que junta dívidas que diz não serem suas às comendas. Acabaram-se-lhe as vidas?

Os nomes

Nasce José Manuel Rodrigues Berardo, na freguesia de Santa Luzia, no Funchal, a 4 de julho de 1944, "numa Madeira conservadora e onde a pobreza era lugar-comum", como descreve uma biografia de Berardo, no site da Coleção Berardo. José Manuel nasce quando os pais não esperavam, o sétimo filho de uma mãe com 46 anos: "Fui o restinho." Filho de Manuel Berardo Gomes e Ana Rodrigues Gomes, José Manuel ganha o nome de família que só o irmão Jorge tem. Todos os irmãos mais velhos são Gomes de apelido. A família perdeu as suas economias em 1931 com a falência do Banco Henrique Figueira.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.