Aconteceu em 1928 - Primeira viagem aérea por terras africanas

O DN de 14 de setembro de 1928 contava as aventuras e dificuldades de Celestino Pais Ramos e a sua equipa numa viagem aérea sem precedentes.

Oito dias depois de o jovem capitão Celestino Pais Ramos partir da Amadora no seu Vicker, cumpria a primeira etapa da sua viagem, a primeira por avião feita às colónias portuguesas da Guiné, São Tomé, Angola e Moçambique. "Os valorosos aviadores iniciam hoje às primeiras hoas da manhã a segunda parte do raid", escrevia então o DN, relatando as aventuras de Pais Ramos (piloto e comandante), Oliveira Viegas (piloto), João Esteves (tenente navegador) e Manuel António (sargento mecânico).

"Resolvido o pequeno incidente originado pela falta do óleo necssário aos aviõpes que devido ao mau tempo não foi desembarcado em Bolama, os valorosos aviadores vão recomeçar hoje às primeiras horas do dia o raid a Moçambique, iniciando a segunda parte da sua viagem."

O grupo levaria 51 dias a cumprir esta expedição, fazendo escala em mais de 30 localidades e acumulando 101 horas de voo. Na etapa que começariam a 14 de setembro, fariam a viagem de Bolama a Kayess, "num percurso de 570 quilómetros, que devem ser cobertos em 3 horas e 49 minutos de voo", especificava o DN.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG