Exclusivo Uma certa Rússia no prato
Em Almada há um restaurante onde é possível conhecer uma parte importante da gastronomia russa. O chef Alexey Kischev não foi em modas e recuperou os sabores tradicionais da Rússia eslava influenciada pela religião ortodoxa.

Chef Alexey Kischev, natural de cidade de Costroma a norte de Moscovo.
© Carlos Costa/Global Imagens
Salada de vinagrete, laço de crepe recheado com salmão e carne de mosteiro, e a acompanhar sbiten, uma bebida com mel e frutos silvestres que se serve morna. Apesar da familiaridade com alguns ingredientes nas linhas anteriores certamente que o leitor não os liga à cozinha típica portuguesa. E bem. São pratos russos da região de Costroma, cidade que é centro administrativo do Oblast [subdivisão administrativa do território russo com o mesmo nome] e que tem uma gastronomia muito influenciada pelo frio da região e pelos rios Volga e Costroma - a 340 quilómetros a norte de Moscovo.
Foi nessa cidade, a 4400 quilómetros de Lisboa, que nasceu Alexey Kischev, atualmente chef e responsável pelo restaurante Famous Kaffe em Almada.
Alexey, de 44 anos, está há 20 anos em Portugal e o seu português é quase imaculado a não ser pela sonoridade com que ainda lhe saem algumas palavras. Aliás, foi o idioma que o afastou durante seis de anos da cozinha quando começou a trabalhar em Portugal.

Alexey está há 20 anos em Portugal e já passou pelas cozinhas de város hotéis antes de abrir o seu restaurante em Almada
© Carlos Costa/Global Imagens