Premium Aconteceu em 1968 - Viagem à volta da Lua

A notícia de mais uma viagem de exploração espacial fazia grande destaque de capa do Diário de Notícias neste dia 14 de novembro de 1968.

Era a segunda missão tripulada do projeto Apollo. Um ano antes de Neil Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin e Michael Collins pisarem finalmente a Lua (20 de julho de 1969), a viagem da Apollo 8 merecia já transmissão televisiva. A bordo, os astronautas Frank Borman, James Lovell e William Anders - os primeiros homens a sair da órbita terrestre - fariam a circum-navegação da Lua, na noite de Natal desse ano de 1968, ainda que não tivessem chegado a pousar em solo lunar.

Mais de um mês antes de a missão descolar, já se anunciava a perigosa e exigente viagem. "Uma série de perigos: a viagem pode não ter regresso", escrevia o DN neste dia 14 de novembro, 37 dias antes de a Apollo 8 deixar a Terra. Descrevendo o plano traçado para os "três cosmonautas americanos tentarem gravitar em redor da Lua, aproximando-se a uma distância de 70 quilómetros da superfície daquele astro", e mostrando um desenho do esquema da viagem, o DN mostrava ainda os bravos homens que levariam a cabo esta aventura.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG