PS e câmara do Porto. Escolha entre os líderes da concelhia e da distrital

Manuel Pizarro (presidente da distrital) e Tiago Barbosa Ribeiro (presidente da concelhia) decidem entre si quem será o candidato do PS à Câmara do Porto. Tiago parece à frente nessa corrida

Com dois putativos candidatos já fora da corrida - ambos, Eduardo Pinheiro e José Luís Carneiro, por se terem autoexcluído, - a escolha dos socialistas para candidato do partido à Câmara Municipal do Porto fica resumida a dois nomes: o presidente da distrital do partido, o eurodeputado Manuel Pizarro; e o presidente da concelhia, Tiago Barbosa Ribeiro, deputado na Assembleia da República.

O anúncio da escolha final poderá ser já provavelmente hoje. Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, recusou por não sentir apoio das bases do partido; e José Luís Carneiro por ter sido tratado pelas estruturas locais como uma segunda escolha, depois da recusa de Pinheiro.

Dirigentes socialistas - locais e nacionais - ouvidos pelo DN alvitram que as hipóteses se inclinam para que o eleito seja Tiago Barbosa Ribeiro (que é uma das vozes mais importantes na ala esquerda do PS, liderada pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos).

Do lado de Manuel Pizarro, o problema principal é que tem um currículo como candidato ao Porto de derrotas sucessivas. Em 2013, perdeu na primeira candidatura vitoriosa de Rui Moreira, obtendo 22,7% dos votos (e três eleitos numa vereação de 13); em 2017, voltou a ser derrotado por Rui Moreira, na sua primeira reeleição como presidente da câmara do Porto. O PS cresceu um bocadinho mas não o suficiente para tirar a maioria absoluta na vereação a Moreira: passou para 22,68 por cento para 28,55 e de três para quatro vereadores. Agora, nada faz crer que Rui Moreira não consiga, por margem favorável, a sua segunda e última reeleição para presidente da câmara da Invicta.

Interferências de Gaia

Tiago Barbosa Ribeiro tem, face a isto, a vantagem de uma certa "virgindade" autárquica. Nunca foi a votos como candidato ao Porto. Conquistou, por outro lado, alguma notoriedade com a forma como tem exercido o mandato de deputado na AR (nas áreas do Trabalho e da Segurança). O handicap será, porventura, ter um perfil político demasiado à esquerda para o eleitorado médio na cidade. Mas promete uma campanha aguerrida porque é essa, justamente, a sua maneira de atuar.

A concelhia que lidera viu, por outro lado, com muito desagrado, que nos últimos dias o nome de Pizarro fosse relançado na corrida - depois das negas de Eduardo Pinheiro e de José Luís Carneiro - pelo socialista que preside à Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues (e que já é visto como um potencial candidato do PS ao Porto nas autárquicas de daqui a quatro anos). Nas bases socialistas portuenses não se vê com bons olhos que o problema da escolha do candidato seja conduzido com intromissões de Vila Nova de Gaia.

Rui Moreira avança

Ontem, através do JN, Rui Moreira confirmou o que já toda a gente sabia : será recandidato, pela segunda e última vez, à presidência da Câmara Municipal do Porto.

"É com enorme prazer e satisfação que hoje anunciamos a recandidatura de Rui Moreira às eleições autárquicas", afirmou Francisco Ramos, presidente da direção da associação cívica "Porto, o Nosso Movimento".

joao.p.henriques@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG