Premium Um jogo entre Coreias é um acontecimento e um apelo à paz

Quase 30 anos depois, a Coreia do Sul de Paulo Bento defronta a Coreia do Norte em Pyongyang. Os dois países estão em conflito desde o século passado, mas o desporto tem dado uma ajuda no reatar das relações.

Em 2008, um jogo de futebol entre as duas Coreias - desde 1953 vivem sob um acordo de armistício - de qualificação para o Mundial 2010 causou uma enorme polémica. A partida, que seria realizada em Pyongyang, acabou por ser desviada para Xangai, na China, por decisão da FIFA. Tudo porque os norte-coreanos avisaram logo que se recusavam a içar a bandeira do adversário e o hino não seria ouvido no estádio.

Após o jogo realizado em Xangai, nova controvérsia, com a máquina de propaganda norte-coreana a tentar justificar a derrota, acusando Seul de manobras antidesportivas. "Os principais jogadores da República Democrática Popular da Coreia não conseguiam levantar-se por causa de vómitos, diarreia e dores de cabeça. Sem qualquer dúvida, tal foi provocado por um ato deliberado de adulteração dos alimentos", lia-se num comunicado da federação norte-coreana, que acusava ainda o árbitro de ter sido "tendencioso".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Gastronomia

Quem vai ganhar em Portugal as próximas estrelas Michelin

É já no próximo dia 20, em Sevilha, que vamos conhecer a composição ibérica das estrelas Michelin para 2020. Estamos em festa, claro, e festejaremos depois com os nossos bravos, mesmo sabendo que serão poucos para o grande nível a que já chegámos. Fernando Melo* escreve sobre os restaurantes que podem ganhar estrelas Michelin em 2020 em Portugal.