Premium Plano da China para ser superpotência no futebol inclui o português Luís Gonçalves

Treinador de 47 anos é o selecionador chinês de sub-16 desde outubro de 2018 e um dos muitos técnicos portugueses no país. Na escola as crianças têm uma aula de futebol por dia e existe uma enorme propaganda em torno da modalidade.

Nos quase 25 anos de carreira como treinador, passaram pelas mãos de Luís Gonçalves alguns dos maiores nomes do futebol português da atualidade: Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Cédric Soares, Ricardo Quaresma, Adrien, entre outros, na formação dos leões. Atualmente, depois de passagens por Sporting (12 épocas), FC Porto e seleção de Moçambique, aventurou-se na China, onde comanda a seleção de sub-16.

"Está a ser uma experiência muito rica e interessante, quer do ponto de vista pessoal quer do ponto de vista profissional, pois tem contribuído para o meu crescimento e enriquecimento como treinador e como pessoa. Estamos a falar de uma cultura completamente diferente da nossa e é necessária alguma adaptação", contou ao DN o treinador, revelando que não teve grandes dificuldades em se adaptar e que contou com a colaboração de Tiago Capaz, o seu adjunto, que já estava na China quando Luís se aventurou no país.

Ler mais

Exclusivos