Altice Forum. Um palco de Braga para o mundo
Nesta segunda-feira, a Altice anuncia parceria com o município minhoto semelhante à que mantém com o Pavilhão Atlântico. Braga quer receber eventos mundiais como o Festival da Eurovisão e a Web Summit no multiusos.
Nesta segunda-feira, às 17.00, nasce o Altice Forum. A InvestBraga, Agência para a Dinamização Económica de Braga, a câmara local e a Altice assinam um acordo de naming rights alargado que pretende transformar a segunda maior sala de espetáculos e eventos do país num palco para os maiores acontecimentos mundiais. Âncoras tecnológicas como a Web Summit ou ímanes de receitas e visitantes como o Festival da Eurovisão são exemplos de alvos que esta parceria pretende atingir.
A operadora, sabe o DN, vai dotar o Altice Forum de infraestruturas tecnológicas de ponta para levar ao até aqui Forum Braga os maiores eventos nacionais e mundiais. Em Portugal, a grande concorrente será a Altice Arena, a maior sala multiusos do país. O antigo Pavilhão Atlântico passou a chamar-se Meo Arena em 2013 e em outubro do ano passado mudou para o atual nome, que reflete a passagem da PT Portugal a subsidiária da empresa francesa de Patrick Drahi. Ou seja, a Altice é a principal patrocinadora das duas salas com maior capacidade de acolher todo o tipo de eventos culturais, empresariais e desportivos. Um no centro/sul e outro no norte.
Contactada pelo DN, a Altice não confirma nem desmente este investimento, remetendo quaisquer esclarecimentos para a sessão com a imprensa desta tarde, na sala 6 do Forum.
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Nesse momento, será erigido o "A" do logótipo da empresa na fachada do complexo que nasceu como Parque de Exposições de Braga, criado em 1981 com o propósito de ali realizar "feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter sociocultural, científico, recreativo e desportivo, de interesse nacional e internacional", conforme pode ler-se no site do espaço que era conhecido até hoje como Forum Braga.
"Inovação, empreendedorismo, intervenção socioeconómica e promoção de relações de parceria que fomentem o desenvolvimento e a competitividade das populações, das empresas e do país, são determinantes para a estratégia da Altice em Portugal e no mundo. Nesse sentido, será apresentada uma parceria estratégica entre a Altice Portugal e a InvestBraga, no âmbito do Forum Braga, com associação do município de Braga", anunciou a operadora na nota de imprensa enviada na passada sexta-feira.
Na sessão estarão o comité executivo da Altice Portugal, liderado pelo presidente executivo, Alexandre Fonseca, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e Carlos Nuno Oliveira, presidente do conselho de administração da InvestBraga, uma empresa pública municipal constituída há 20 anos com um capital social de 175 mil euros.

Alexandre Fonseca vai a Braga revelar parceria de 'naming rights' do Altice Fórum.
© Fábio Poço/Global Imagens
Carlos Oliveira, que foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no governo de Passos Coelho, notabilizou-se por ter criado uma startup, a MobiComp, a primeira tecnológica portuguesa comprada pela Microsoft. Apesar de os valores nunca terem sido oficialmente divulgados, o colosso de Bill Gates terá pago à volta de 50 milhões de euros por uma empresa que nasceu com cinco mil euros - e teve outros dois cofundadores: António Murta, que criou no universo Sonae a tecnológica de retalho Enabler, comprada, em 2006, pelo grupo indiano Wipro por aproximadamente 41 milhões de euros; e Nestor Ribeiro, professor da Universidade do Minho.
A InvestBraga é o braço económico de Ricardo Rio para atrair investimento e visitantes para Braga, através da promoção de eventos, seminários, feiras e exposições. e do apoio à criação de startups. E é a gestora do Altice Forum. A segunda maior sala do país para a realização de espetáculos e o maior auditório do norte de Portugal representou um investimento total superior a oito milhões de euros, abriu em maio, e está dotado de espaços com quatro valências distintas: um centro de congressos, um pavilhão para espetáculos; uma galeria de arte contemporânea e uma zona exterior para concertos e exposições.
A partir desta segunda-feira, a Altice assume os naming rights, reforçando a estratégia de ativação da marca na cultura e de uma relação mais emocional com o público.
Apesar de não ter sido possível confirmar oficialmente, o Altice Forum será promovido por uma forte campanha de comunicação que desvendará progressivamente as diferentes vertentes de intervenção da empresa no multiusos minhoto. A intervenção da operadora será transversal ao fórum, criando uma nova experiência no acesso aos espetáculos, mais interativa e facilitadora.
A campanha deverá massificar-se pelos canais de comunicação tradicionais (televisão, rádio, imprensa e mupis) e da internet (sites oficiais da Altice e páginas nas redes sociais), com várias ações de rua e no ponto de venda. Falta saber se será criado um Meo Kanal, serviço que permite produzir o próprio canal de televisão, à imagem do que aconteceu com a Altice Arena.