Exclusivo Marques Mendes lança desafio à RTP, SIC e TVI para fazer nascer a TV Portugal

O antigo líder do PSD conta no livro Afirmar Portugal no Mundo, que é lançado no dia 12 de dezembro, como a RTPi nasceu de uma espécie de "segredo" com Cavaco Silva. Uma obra que junta ainda o testemunho de Marcelo, Cavaco e Sampaio.

A ideia consolidou-se em 1992 e foi uma espécie de "segredo" entre Marques Mendes e Cavaco Silva. A RTP Internacional nasceu sem ir a Conselho de Ministros e em 1995 já era o décimo canal internacional de televisão no mundo inteiro com cobertura universal. O antigo ministro adjunto, que foi o "pai" da RTPi, conta toda a história no livro Afirmar Portugal no Mundo, que lançará no dia 12 de dezembro. O antigo líder do PSD desafia agora RTP, SIC e TVI para que se unam e criem uma TV Portugal.

Na obra, que tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa e posfácio de outros dois ex-presidentes da República, Cavaco Silva e Jorge Sampaio, Marques Mendes conta como, em 1992, apresentou a ideia ao primeiro-ministro de então, Cavaco Silva, de uma televisão que servisse as comunidades portuguesas, cumprisse a lusofonia e difundisse a língua portuguesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG