Premium João Lourenço sucede a José Eduardo dos Santos na liderança do MPLA

MPLA, partido político que está no poder desde a independência de Angola, em 1975, escolhe novo líder em congresso extraordinário neste sábado.

Foi a 26 de setembro de 2017 que João Lourenço, conhecido entre os angolanos apenas como JLo, tomou posse como presidente de Angola, sucedendo no cargo a José Eduardo dos Santos.

Quase um ano depois, neste sábado, sucede-lhe na liderança do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido que, desde a independência de Angola, em 1975, tem estado sempre no poder. JLo, de 64 anos, é o único candidato à sucessão de José Eduardo dos Santos no VI Congresso Extraordinário do MPLA.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.