Premium Projeto resgata compositoras portuguesas ao esquecimento

Pertencem à história da música erudita portuguesa mas muitas eram desconhecidas. O projeto da pianista e investigadora da Universidade de Aveiro Helena Marinho faz-lhes agora, finalmente, justiça.

Não houve um episódio concreto, os sinais foram-se acumulando. Às vezes lá aparecia um manuscrito, ou alguma partitura perdida de uma compositora portuguesa, num arquivo ou em algum espólio privado, mas eram exceções. Para a pianista, professora e investigadora da Universidade de Aveiro, Helena Marinho, habituada a estudar e a tocar em concerto um repertório criado quase inteiramente no masculino, a pergunta, a certa altura, impôs-se com a força de uma evidência: onde estavam as compositoras portuguesas na música erudita do século XX?

Ler mais

Exclusivos

Premium

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.