Há qualquer coisa de insólito, misto de sedução e absurdo, no facto de estarmos a assinalar um pouco por toda a parte o Dia Mundial do Cinema. Uma coisa é certa: quase 124 anos depois da primeira projeção pública dos irmãos Lumière (a 28 de dezembro de 1895, no Grand Café de Paris), não faltam sinais contraditórios, entre a euforia e o desespero, motivados pelo apelo simbólico da data..Na internet, os sites mais diversos, mesmo os que habitualmente não dedicam especial atenção ao cinema, propõem listas dos dez, 50 ou cem filmes que importa conhecer antes de morrermos... De passagem, ficamos a saber que quase todos se esqueceram de figuras fundadoras da própria história do cinema, como o americano David W. Griffith (1875-1948) ou o russo Sergei M. Eisenstein (1898-1948)... Ao mesmo tempo, as lojas (materiais ou virtuais) promovem a venda de "clássicos" para celebrar o dia, por vezes deixando-nos a sensação de que estão sobretudo a tentar rentabilizar as sobras de armazém....Sopram ventos agrestes sobre a paisagem cinematográfica. E há uma palavra anglo-saxónica que já todos adotámos para condensar o imbróglio industrial, comercial e simbólico em que todos os filmes, direta ou indiretamente, passaram a estar envolvidos. Essa palavra - streaming - pode resumir, afinal, uma tragédia suspensa que começou há pouco mais de meio século..Assim, a partir de finais dos anos 50 do século passado, e sobretudo ao longo da década de 60, a grande indústria "inventou" filmes ainda maiores (nos meios utilizados e visando o gigantismo dos ecrãs) a que deu o nome pomposo, mas adequado, de superproduções. Títulos como Ben-Hur, Lawrence da Arábia ou A Queda do Império Romano protagonizaram essa verdadeira frente de combate que tinha como principal motivação a dramática concorrência dos ecrãs mais pequenos. Leia-se: a televisão..Dir-se-ia que, nos dias que correm, quase nada mudou. Se os espectadores fazem "greve" às salas escuras, isso resulta, precisamente, do facto de muitos ficarem em casa a consumir o que têm para ver no seu televisor ou no seu computador, ou ainda, e para sermos mais exatos, através das plataformas de streaming. Mesmo os que se mantêm fora dessa esfera de consumo sabem que entidades como Netflix, Amazon ou Disney+ tornaram-se o padrão de novas e frondosas formas de aceder à pluralidade dos filmes, dos mais recentes aos clássicos mais remotos..Escusado será sublinhar que a conjuntura é mesmo global. Assim, se é verdade que aqueles nomes têm as suas raízes nos EUA (que ainda albergam a mais poderosa indústria cinematográfica do planeta), não é menos verdade que a consolidação dos circuitos de streaming afeta todos os mercados, incluindo os mais pequenos. Em Portugal, por exemplo, não estaremos a revelar nada de transcendente se dissermos que a proliferação do streaming(cujas potencialidades e virtudes não estão em causa) exige ideias ágeis e urgentes para todas as frentes do mercado. Justifica mesmo que os agentes desse mercado, a par dos responsáveis pelas chamadas políticas culturais, reflitam seriamente sobre questões tão delicadas como o futuro do parque das salas escuras - e sobre a trágica perda cultural e económica que seria favorecer a sua metódica desagregação..Seja como for, todos sabemos também que aquilo que está a acontecer não corresponde a uma repetição do que se passou nas décadas de 1950/60. Porquê? Porque não estamos a ser protagonistas/consumidores de uma mera reconversão tecnológica. Aliás, mesmo se assim fosse, a história do cinema é também uma sucessão de transformações mais ou menos dramáticas (lembremos apenas a passagem do mudo para o sonoro, nos anos 1920/30), através das quais podemos perceber que qualquer novidade técnica transporta consigo, para o melhor ou para o pior, as mais variadas componentes culturais. Em causa, e além do consumo propriamente dito, estão sempre a perceção do próprio fenómeno cinematográfico, as suas linguagens e, no limite, a sua inscrição no tecido vivo das trocas sociais..A mudança é sensível. Agora, as tais plataformas de streaming não se limitam a funcionar como uma rede gigantesca (planetária, de facto) de distribuição de filmes ou, como se diz na gíria muito pouco cinéfila dos tecnocratas, de difusão de "conteúdos": as mesmas plataformas são também poderosíssimos produtores de filmes..Convém acrescentar que tudo isto envolve tensões e conflitos que estão longe de estar resolvidos. Neste ano (agora mesmo!) um filme que, creio, todos aguardamos com enorme expectativa serve de sintoma radical de tal situação. Chama-se O Irlandês, tem assinatura de um dos mais amados cineastas em atividade, Martin Scorsese, e exibe um elenco de luxo, liderado por Robert de Niro e Al Pacino..Que se passa, então? As notícias são conhecidas de todos os espectadores que mantêm uma atenção regular à atualidade cinematográfica. Em termos esquemáticos: a Netflix (gigante do streaming, hélas!) produziu o filme e, apesar de ter prometido exibi-lo nas salas, não abdica de o tratar como um objeto especial na sua oferta (de streaming, precisamente)..Na prática, O Irlandês foi lançado a 1 de novembro em apenas oito cinemas de Nova Iorque e Los Angeles (o novo The Terminator (Exterminador Implacável) estreou-se em 4086 salas americanas). Entretanto, nas próximas semanas, irá surgir em mais algumas salas... mas a 27 deste mês estará disponível em streaming. Ao mesmo tempo, em muitos países, incluindo Portugal, nem sequer passará pelas salas..Que há para celebrar quando o trabalho de alguém como Scorsese já não é mostrado nas nossas salas? É neste estado das coisas que, com contido otimismo, algum empenho e muita hesitação, estamos a comemorar o Dia Mundial do Cinema. Atravessamos uma época em que, mais do que nunca, os próprios números das bilheteiras podem (e devem) ser lidos para lá das evidências que transportam... ou parecem transportar..Veja-se, por exemplo, o top das bilheteiras americanas do último fim de semana. Numa aproximação imediatista, podemos supor que a liderança de Exterminador Implacável - Destino Sombrio, envolvendo o regresso de Arnold Schwarzenegger à saga dos cyborgs, confirma a boa estrela comercial do antigo governador da Califórnia..Top EUA (1 a 3 novembro).1 - EXTERMINADOR IMPLACÁVEL - DESTINO SOMBRIO.2 - JOKER.3 - MALÉFICA - MESTRE DO MAL.4 - HARRIET.5 - A FAMÍLIA ADDAMS.Top PORTUGAL (31 outubro a 3 novembro).1 - JOKER.2 - ETERMINADOR IMPLACÁVEL - DESTINO SOMBRIO.3 - MALÉFICA: MESTRE DO MAL.4 - A FAMÍLIA ADDAMS.5 - UM DIA DE CHUVA EM NOVA IORQUE.Ora, basta ler os metódicos analistas da indústria dos EUA para ficarmos a perceber que os 29 milhões de dólares de receita da superprodução com Schwarzenegger correspondem a um desastre anunciado: o filme custou 185 milhões de dólares a produzir (sem contar com os muitos milhões que, em casos como este, são também investidos na promoção), tornando-se praticamente impossível recuperar tão fantástico investimento..Ao mesmo tempo, Joker, um filme enraizado no universo dos super-heróis mas claramente alheio às suas regras correntes, chegou aos 300 milhões no mercado dos EUA, estando à beira dos mil milhões de receita global (custou 55 milhões). A sua performance é invulgar em todos os mercados, mesmo os mais secundários na dinâmica global da indústria cinematográfica, como é o caso de Portugal (recorde-se que Joker já vai na quinta semana de exibição, sendo Exterminador Implacável um lançamento da última semana)..Eis um dado complementar que este Dia Mundial do Cinema também justifica que seja sublinhado. A saber: a noção de que "apenas" os filmes de super-heróis são um género rentável é todas as semanas posta em causa pelas convulsões da indústria e a imprevisibilidade dos mercados. A possibilidade de Hollywood poder favorecer a sua própria "implosão" - privilegiando orçamentos descomunais que, no limite, podem ameaçar a estabilidade de um grande estúdio - é um assunto regularmente discutido, e não porque tenha sido colocado na agenda industrial por jornalistas ou críticos de cinema. Recorde-se que, há cerca de cinco anos, entre os primeiros a chamar a atenção para essa ameaça estavam Steven Spielberg e George Lucas..Nada disto é linear, quer do ponto de vista financeiro quer em termos artísticos. Será preciso repetir que nenhum filme será "melhor" ou "pior" por causa da grandeza (ou da pequenez) do seu orçamento? No domínio financeiro, o exemplo de O Irlandês é, mais uma vez, perturbante e esclarecedor, até porque não será arriscado supor que o próprio Scorsese desejaria que o seu filme tivesse outro nível de distribuição no imenso parque de salas dos EUA..Certo é que o realizador de clássicos como Taxi Driver (1976) ou Touro Enraivecido (1980) tentou durante uma década que algum dos grandes estúdios de Hollywood financiasse o projeto, além do mais, desde a primeira hora, contando com o apoio de De Niro. Não o conseguiu, já que todos temeram arriscar dar luz verde a um empreendimento tão dispendioso, em especial por causa dos efeitos especiais que, nas cenas do passado, permitem "rejuvenescer" De Niro e Al Pacino. Até que a Netflix aceitou investir a módica quantia de 159 milhões de dólares, para mais garantindo total liberdade criativa a Scorsese... Enfim, seja como for, e se outras razões não houvesse, eis o que justifica que continuemos a celebrar o cinema.