Premium Resposta a 14 mistérios da história de Portugal

Blimunda de José Saramago tem correspondência numa mulher que viveu no tempo de D. João V e indicou os lugares onde deveriam ser abertos os poços do Convento de Mafra. Historiadora Fátima Mariano conta 14 casos de mistério na nossa história.

Portugal não tem mais mistérios na sua história do que os restantes países do mundo, mas os que 14 episódios que a historiadora Fátima Mariano escolheu para o seu livro Grandes Mistérios da História de Portugal confirmam que há muito para revelar. Segundo a autora, "todos os países têm na sua história episódios mais ou menos misteriosos, intrigantes, não resolvidos e curiosos; não é um exclusivo português", no entanto os leitores são confrontados a partir de hoje - dia em que o livro chega às livrarias - com factos quase desconhecidos.

É o caso da mulher com visão raio X que inspirou a mítica personagem Blimunda de José Saramago ou do desaparecimento misterioso do navio Angoche em 1971, dois entre outros mistérios a que a historiadora se propôs deslindar. No caso do Angoche, Fátima Mariano tentou encontrar depoimentos de contemporâneos mas o silêncio manteve-se: "O mistério do Angoche dava, por si só, um ou mais livros. Se se tivesse passado nos EUA, provavelmente já teria sido realizado um filme ou uma série sobre o caso."

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG