Laboratórios estão a investigar uma nova vacina.
Premium

China

Vacina contra o vírus de Wuhan dificilmente estará disponível ainda neste ano

Os laboratórios esperam ter uma vacina pronta para testes em humanos dentro de três meses, o que será um recorde. Mas essa é só uma parte do processo. Até lá, o surto pode ser controlado.

Pouco mais de três meses. É quanto os especialistas internacionais estimam que tenhamos de esperar até que uma vacina contra o vírus de Wuhan esteja pronta para ser testada em humanos. Mas os testes deverão demorar outros tantos meses para garantir que a vacina será eficaz e totalmente segura. Só assim poderá ser aprovada pela Organização Mundial da Saúde e, posteriormente, pelas entidades nacionais de saúde. Isso significa que dificilmente teremos uma vacina disponível ainda este ano.

Se acontecer assim, já será um recorde. "Geralmente, os cientistas demoram entre um ano e um ano meio até terem a vacina pronta para os testes", explica ao DN o infecciologista Jaime Nina. "Neste caso é provável que o processo seja mais rápido porque este vírus é muito semelhante à SARS e como houve um grande desenvolvimento da vacina da SARS, que estava pronta a entrar em testes, os cientistas já não precisam começar tudo de novo, já têm algum trabalho feito."

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG