Premium Cimeira Trump-Putin: poucas expectativas, muitos receios

O anúncio de uma cimeira entre Donald Trump e Vladimir Putin, no dia 16 em Helsínquia, surge numa fase crítica das relações entre o Ocidente e a Rússia e de desencontros entre a Administração americana e os aliados europeus.

O mundo já não sustém a respiração, como acontecia durante o meio século da era bipolar, a cada cimeira entre um presidente americano e um líder do Kremlin. Um encontro entre o líder da maior potência mundial e de uma Rússia que continua a ser, para o melhor e para o pior, um protagonista incontornável da cena internacional será sempre, ainda assim, um grande acontecimento. E o clima de tensão entre a Rússia e o Ocidente, os desencontros entre a América e a Europa, e as suspeitas "cumplicidades" entre os presidentes russo e americano, rodeiam de particular atenção, a próxima cimeira entre Donald Trump e Vladimir Putin.

Trata-se de um encontro esperado há ano e meio, desde que, em janeiro de 2017, uma semana depois da tomada de posse do novo presidente americano, Trump e Putin combinaram ao telefone um tête-à-tête em data a aprazar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.