Premium Aconteceu em 1990 - Um dia virado para o mundo

Há 28 anos, neste dia 2 de dezembro, o Diário de Notícias trazia uma capa especialmente virada para temas internacionais.

"Saddam aceita o diálogo proposto por Bush." O título anunciava esperança para o fim do conflito que viera a desenrolar-se desde o verão de 1990, quando em agosto o Iraque invadira o Koweit dando início ao que ficou para a história como a Guerra do Golfo.

Neste dia em que contava com uma edição especial de 220 páginas, o DN revelava que o líder iraquiano queria discutir mais do que o Golfo, os problemas de todo o Médio Oriente, tendo por isso respondido positivamente à proposta de diálogo apresentada pelo então presidente americano, George H. Bush - que morreu nesta sexta-feira, aos 94 anos, quase três décadas depois desse momento que hoje aqui recordamos.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.