Premium A realidade virtual afinal tem cerca de 80 anos!

Relembro com nostalgia os momentos da minha infância em que com os meus view-master eu me teletransportava para uma realidade alternativa. As imagens eram deliciosas. Todas elas! Relembro as bobines pedagógicas sobre dinossauros, as de fantasia, que na altura eram as mais conhecidas e mais desejadas, com os tradicionais contos Disney. Lembro-me também das viagens que se podiam fazer através do View-Master: paisagens e paisagens idílicas com praias, savanas, passando pelos pólos... bastava encostar o aparelho nos olhos e lá íamos nós.

Mas aquela que me deliciava na altura era a Alice no País das Maravilhas. Eu sentia-me transportado duas vezes! Não só porque o View-Master me atirava para um mundo 3D, mas também porque o mundo 3D que eu via era ele também um mundo paralelo, virtual se quiserem. O mundo existia na sua não-existência e este transporte virtual e inexistente fascinava-me.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Contramão na autoestrada

Concessionárias querem mais formação para condutores idosos

Os episódios de condução em sentido contrário nas autoestradas são uma realidade recorrente e preocupante. A maioria envolve pessoas idosas. O tema é sensível. Soluções mais radicais, como uma idade para deixar de conduzir, avaliação médica em centros específicos, não são consensuais. As concessionárias das autoestradas defendem "mais formação" para os condutores acima dos 70 anos.